Conhecendo os 12 apóstolos na Austrália

Um dos pontos turísticos mais famosos da Austrália e certamente um dos mais instagramados, os 12 Apóstolos são realmente impressionantes. Se o caminho até o local é longo, mesmo partindo de Melbourne (a cidade maior mais próxima fica a 227km de distância no caminho mais curto), não só o impacto de ver essa verdadeira obra de arte da natureza vale a jornada, como o caminho – Great Ocean Road – também revela outros cenários belíssimos. Embora seja um caminho um pouco mais longo não deve deixar de ser a opção para chegar até lá. Mesmo em uma day trip, que é mais cansativa do que uma pernoite em algum lugar do caminho, é um passeio imperdível.

Os 12 apóstolos pertencem ao Parque Nacional de Port Campbell, que tem ainda outros pontos interessantes para se conhecer como o Loch Ard Gorge, praia que teria sido cenário do naufrágio mais famoso da Austrália, e a London Bridge, uma formação rochosa que formava uma ponte natural até 1990, quando uma parte desabou deixando dois turistas presos e assustados. Ainda, bem mais próximo da grande atração, há o Gibson Steps, uma enorme escada em um desfiladeiro que leva até a praia de onde se pode ver outras enormes formações rochosas do mesmo estilo dos 12 apóstolos. Contudo, como a viagem até os 12 apóstolos da Austrália é longa e terá certamente diversas paradas no caminho, nem sempre você conseguirá fazer todas as atrações próximas. Nesse caso, assim como nós, priorize mesmo os esta atração, que é mesmo o grande destaque.

12-apostolos-melbourne

Nós não fizemos as outras atrações porque além da viagem cansativa, que nos permitimos ir parando para ver outros cenários impressionantes, estávamos naquele dia trocando de hotel em Melbourne (onde estávamos sediados). Saímos cedo do Grand Hyatt Melbourne e seguimos pela Ocean Road guiados pelos aplicativos de mapeamento conectados através do chip internacional Mysimtravel. É importante ressaltar que é preciso ficar atento para não pegar o caminho mais curto, que normalmente esses aplicativos indicam, para aí sim conseguir fazer o trajeto pela Great Ocean Road. Na volta para Melbourne, a caminho do Adelphi Hotel, do selo Design Hotels, optamos pelo caminho mais rápido devido o cansaço. Foi uma ótima escolha fazer dessa maneira, já que na ida estávamos mais animados e pudemos rodar a Great Ocean Road com calma e fazendo todas as paradas que queríamos. O carro é mesmo a melhor maneira de chegar aos 12 apóstolos, pela escolha do caminho e de onde você irá fazer as paradas. Além disso, o local de visitação possui amplo estacionamento, o que facilita quem está indo de carro até lá.

O acesso ao parque onde estão os mirantes para ver os 12 apóstolos da Austrália é gratuito, mas quem quiser poderá também fazer um voo de helicóptero por cima das impressionantes formações rochosas. Essas colunas de arenito no Oceano Antártico há muitos anos atrás estavam presos aos penhascos do continente. Foram esculpidos por ondas e ventos como cavernas, depois arcos, até se tornarem as colunas com até 45 metros de altura. Apesar do nome, nunca existiram doze formações rochosas no local e sim apenas nove (um mero detalhe quando se visualiza um cenário como esse), mas atualmente existem apenas oito. Um colapso completo em 2005 desabou um apóstolo de 50 metros, que muitos dizem ser o que representava Judas Iscariotes. Fato é que tanto o nome de 12 apóstolos como a denominação para o que colapsou são apenas invenções com fins turísticos, já que não existe denominação específica para cada uma das colunas de surgem das águas.

12-apostolos-australianos

Os mirantes garantem, apesar da quantidade de turistas, os ângulos perfeitos para você fazer diversos registros dos 12 apóstolos da Austrália. Um cenário lindo e impactante que certamente você registrará em fotos e na sua memória para sempre. Seja ficando baseado em Melbourne e fazendo uma day trip até o local, como no nosso caso, ou optando em dormir mais próximo para fazer a viagem de uma maneira menos cansativa, faça a sua reserva de hospedagem através deste link e ajude a manter o Maior Viagem sempre com dicas especiais.