Um pedaço da Itália em Nova York

Dizem que Nova York é a capital do mundo, e a julgar pela mistura de povos nas suas ruas a cidade merece esse título. Mas outra característica da cidade é de encontrar lugares que te transportam para outros países, através da cultura e também da gastronomia. É o caso do Eataly, um complexo gourmet totalmente dedicado a culinária italiana localizado na 5ª avenida.

A entrada pequena não demonstra o gigantismo do complexo. Lá dentro você poderá passar tranquilamente algumas horas conhecendo os melhores produtos italianos para sua cozinha, muito bem organizados por categorias. É uma ótima opção, por exemplo, para quem está hospedado em um apartamento e pode levar algumas dessas delícias para cozinhar. Ainda poderá experimentar ali mesmo alguma dessas delícias, inclusive numa série de restaurantes localizados no complexo. Mas tenha paciência, a espera por uma mesa pode ser longa, principalmente nos restaurantes mais baratos. Por isso, garanta seu lugar na fila e divirta-se enquanto espera conhecendo os produtos do local.

446 447 448 449

 

 

 

 


Sempre cheio, o Eataly pode parecer de início um supermercado grande feito para pegar turistas. Mas engana-se quem acha isso. Tanto que ele foi criado em uma cidade italiana inicialmente, aberto em Turim em 2007, e só chegou a Nova York três anos depois. É muito mais um pedaço do melhor da gastronomia italiana a disposição de moradores e turistas que passam por Nova York (e agora também para brasileiros com a abertura da filial em São Paulo).

Como eu não estava muito disposto a passar muito tempo esperando pra almoçar acabei escolhendo o restaurante pelo tamanho da fila, mesmo sabendo que isso significaria que eu pagaria um pouco mais. Por isso, acabei optando pelo Manzo, um dos mais chiques do local com um ambiente mais privado (em alguns restaurantes as mesas ficam muito próximas as prateleiras do mercado e a tranquilidade para uma boa refeição não é das melhores). Foi uma boa opção, ainda mais com a opção de menu completo que acabei escolhendo.

Dentre as opções que o menu oferecia acabei optando pela Rucola Selvatica de entrada – salada de rúcula com parmesão bem leve para começar -, Guancia di Manzo Impata de prato principal – uma carne a milanesa servida sobre uma polenta deliciosa – e o Bünet al Cioccolato de sobremesa – mouse de chocolate bem gostosa. De bebida optamos por um espumante italiano leve, que harmonizou muito bem com as escolhas dos pratos.

a1

Certamente um local que vale ser visitado para conhecer os restaurantes, tanto que pretendo voltar mais vezes para conhecer os outros, e um oásis para quem curte cozinhar. Para quem estiver em Nova York, ou agora também por São Paulo, uma dica imperdível!

Endereço:

200 5th Avenue

New York, NY 10010

Entradas na 23rd Street, entre 5th e 6th Avenue, e na 5th Avenue, entre 23rd Street e 24th Streets