Sala VIP da Gol no Galeão precisa melhorar muito

Quem tem a oportunidade de viajar pelo mundo sabe que o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, mais conhecido como Galeão, deixa muito a desejar. Chega a ser espantoso como uma cidade turística pode ter sua principal porta de entrada de turistas daquele jeito. Fica a esperança que com a privatização as coisas melhorem, e de certa forma já tiveram uma discreta melhora. Mas, é preciso lembrar que muitos serviços oferecidos ali não dependem da administração do mesmo e sim das empresas aéreas. E nesse caso, fica difícil entender como esse serviço pode ser mal prestado. É o caso da sala VIP da Gol, que conheci na minha última viagem para os Estados Unidos.

O que se espera de um serviço VIP, destinado a pessoas que pagaram caro pela passagem ou são frequentadores assíduos de determinada companhia aérea, é que ele seja no mínimo de qualidade igual (pra não falar superior) aos preços cobrados pelas viagens em classe executiva. Pois bem, minha experiência com a sala VIP da Gol foi de longe um serviço adequado a esse tipo de viajante.

Pra começar é quase inexplicável que essa sala se localize no terminal 2, quando os voos da companhia aérea saem do terminal 1.  Claro que existem as companhias parceiras que utilizam o mesmo serviço (inclusive no meu caso estava ali por estar viajando de Delta), mas é no mínimo estranho que a companhia aérea principal tenha sua sala VIP em um terminal diferente. Tirando isso, é preciso ressaltar que a área das salas VIPs está em obras, assim como boa parte do aeroporto, e que aparentemente elas ficarão melhor localizadas depois da realocação. Mas o fato é que atualmente a sala está ocupando um espaço nada agradável.

A entrada é grande e chega a causar uma boa impressão, mas bastou entrar no salão onde ficam os clientes para ver a superlotação, pouco espaço para tanto mobiliário (que acaba deixando o ambiente confuso e com difícil locomoção, ainda mais se lembrarmos que muitos estão com suas bagagens de mão). Um ambiente que fica longe de ser agradável e relaxante para os viajantes.

Sobre o cardápio oferecido, apesar de bem feito, a pouca variedade e o menu de comidas comum chamam a atenção. Tudo muito simples e sem oferecer ao menos uma opção mais completa, já que até os sanduíches não eram dos mais complexos. No quesito bebida ficou evidente, não sei se pela quantidade de usuários, que a reposição dos copos era falha (foi frequente ver pessoas consumindo vinho em copos de refrigerante, por exemplo) e a variedade de bebidas também discutível, principalmente as alcoólicas. Os vinhos não eram dos melhores, por exemplo, o que para mim é uma falha grave já que é um ambiente destinado a usuários VIPs.

Pode parecer besteira para muitos, mas a grande vantagem de ter acesso a uma sala VIP na espera por um voo é ter um ambiente tranquilo, confortável e com boa opção de alimentação. Caso contrário é melhor ficar nas áreas comuns do aeroporto mesmo. A única coisa que merece destaque foi a internet, que apesar de utilizada por muitos, tinha uma velocidade de conexão excelente. Mas é muito pouco se contentar só com isso.

Se quiser tratar seus viajantes frequentes ou que pagam mais caro com o conforto merecido a Gol e suas parceiras precisam melhorar muito a futura sala VIP. Aguardemos.