Vale pagar um pouco mais pela Premium Economy da Lufthansa?

Na minha recente viagem a trabalho para a Europa fiz o trajeto intercontinental de Lufthansa. Na ida descobri já dentro do avião que a companhia aérea agora oferece a “Premium Economy”, o que chamam de um meio termo entre as classes econômica e executiva de seus voos. Na volta, cansado depois de 5 semanas de viagem a trabalho, não pensei duas vezes e fiz o upgrade para essa nova opção. Mas valeu a pena?

Primeiro é preciso dizer que o voo Rio-Frankfurt oferece algumas boas opções a bordo. Além das tradicionais opções de entretenimento a bordo individualizadas, e com boas opções de filmes, músicas e jogos, uma das novidades que me chamou a atenção foi a internet a bordo. Embora paga, com preços que variam com opções de 1 hora, 4 horas ou o voo inteiro de uso, para quem gosta de se distrair com as redes sociais, lendo algo nos sites de notícias ou até mesmo precisa da internet para trabalhar durante o voo, essa é uma super novidade. Por 17 euros o voo inteiro é uma ótima opção de se manter conectado com o mundo lá fora, e com uma velocidade de serviço excelente.

Mas essa novidade está disponível para todos que estão a bordo, independente da classe que estão viajando. Então o que diferencia a “Premium Economy”? Basicamente o espaço de conforto na viagem. Com espaço maior entre as fileiras, e com uma cadeira mais larga (no que na econômica cabem três cadeiras, na premium são apenas duas) é uma boa opção para quem está cansado ou tem dificuldades em dormir durante o voo. A cadeira chega a reclinar mais que as da econômica comum, mas nada que garanta por exemplo um conforto de uma cama como as da Executiva.

O serviço de bordo é o mesmo para as duas opções de assentos na classe econômica, com exceção de um suco de frutas de boas vindas, e isso para mim foi uma falha. Mas pior ainda é ler no site que o serviço será diferenciado nessa premium – “com refeição servida em louça de porcelana” – e no voo ser servido da mesma forma que os demais. Pagar 349 euros a mais apenas pelo conforto é um pouco caro. Valeu a pena? Sim porque estava muito cansado e precisando dormir, já que chegava no Rio às 05h00 da manhã de um dia de trabalho, mas eles deviam oferecer alguns serviços mais diferenciados para quem fez essa opção. De qualquer forma o serviço de bordo era bem gostoso, com boas opções. Compatível com o tipo de serviço que é prestado pelas companhias aéreas europeias, que nesse aspecto costumam ser melhores que as americanas.

Minha dica: Pense bem se o conforto de uma cadeira maior é necessário para a sua viagem. Se estiver muito cansado, como foi meu caso, o investimento vale. Se não, continue na econômica normal e aproveite tudo que o voo Lufthansa já oferece.

Nota: Procuramos a assessoria de imprensa da Lufthansa para questionar sobre alguns pontos ditos nesse post e estamos aguardando resposta.