Tradição na mesa: Columbia Restaurant em Tampa

St. Petersburgo e Tampa são cidades muito próximas, por isso ao visitar essa região da Flórida é comum aproveitar para passear pelas duas. Apesar de estar hospedado em St. Petersburgo, e de ter a beira mar em Clearwater uma filial do Columbia Restaurant, a tradição falou mais alto e escolhi o de Tampa para jantar. Simples, porque foi ali em Ybor City (tradicional bairro cubano) que em 1905 foi fundada o primeiro Columbia, que é hoje o mais antigo restaurante em operação da Flórida.

Com 1.700 lugares divididos em 15 ambientes diferentes, o Columbia de Tampa ocupa um quarteirão inteiro. Se não bastasse a tradição – ele é inclusive o restaurante de comida espanhola mais antigo dos Estados Unidos – o ambiente já vale a visita. E para melhorar a comida é excelente! Mas nem sempre ele foi tão superlativo: fundado como um café cubano com 60 lugares e apenas em 1919 começou a sua expansão até ocupar o quarteirão inteiro.

columbia 2

Ao chegar no local o atendimento já impressiona com a enorme simpatia de toda a equipe do restaurante que te deixa literalmente se sentindo em casa. Enquanto você escolhe o que vai consumir um couvert é servido com pão feito na casa quentinho e manteiga. Mas guarde espaço para as entradas que são já uma parte importante dessa festa gastronômica. Éramos seis pessoas e resolvemos pedir as Costillitas de Cerdo Habana (costelas de porco marinadas com cebola), Queso Fundido (queijo derretido com molho de tomate) e Shrimp Supreme (camarões envoltos em bacon, salpicados em farinha e levemente fritos). Tudo delicioso!

Para acompanhar pedimos uma sangria. Aliás a lista de vinhos do local tem mais de 1.000 marcas com destaque claro para os vinhos espanhóis. Tamanha variedade já rendeu ao restaurante diversos prêmios nessa categoria. Apesar de não termos pedido vinho puro, a sangria foi uma ótima opção. Bem feita e bem servida. Para o jantar provamos diferentes tipos de prato, que deu uma boa ideia de que o cardápio deve ser todo gostoso. Não tinha nenhum prato na mesa que estava pior que o outro, mesmo eles variando dos camarões, passando pela carne até a Paella Marinera (que foi o meu pedido).

columbia 1

Infelizmente com tanta comida não sobrou “espaço” para as sobremesas, embora os churros servidos com três tipos de molhos, o bolo de chocolate Godiva e a Key Lime Pie pareciam ser tentadores. Mas ficou um gostinho de “quero mais”, o que acaba sendo uma ótima justificativa para voltar a esse lugar que eu super indico! Aliás, ele já se espalhou pela Flórida e tem inclusive em Orlando. Ou seja, não tem desculpa para não se deixar levar por essa maravilha.