Eataly: Mais um pedaço da Itália em São Paulo

A forte influência da cultura italiana na maior cidade do país faz de São Paulo um dos lugares onde se encontra uma quantidade grande de restaurantes italianos. O Estado de São Paulo possui a maior colônia italiana no Brasil, graças em parte a migração feita para as fazendas de café com o fim da escravidão, já que muitos italianos vieram substituir a mão de obra escrava. Mesmo hoje em dia a quantidade de imigrantes ainda é grande, com cerca de treze milhões de italianos e descendentes (32,5% da população do Estado). Não é por coincidência que a primeira filial do Eataly no Brasil foi instalada na cidade de São Paulo.

Quando estive em Nova York conheci o Eataly de lá (leia aqui sobre esse passeio). Logo após minha volta ao Brasil fiquei sabendo que abriria em breve a filial brasileira e me programei para conhecê-la depois da curiosidade da abertura (o relato de filas grandes nos primeiros meses eram impressionantes). Resolvi minha ida para a 43ª ABAV Expo para finalmente conhecer a filial paulista, e mesmo já passado um tempo da inauguração fui aconselhado a chegar cedo, por conta das filas que ainda existem principalmente nos finais de semana. A dica valeu a pena, cheguei por volta de 11h e aproveitei para rodar o mercado e conhecer todo o complexo. Quando percebi que as filas para os restaurantes estavam se formando, perto do meio dia, fui para a fila do que escolhi e assim não tive que esperar muito.

O local tem três andares. No primeiro o destaque é o enorme mercado com prateleiras com diversos produtos importados e inclusive uma feirinha com frutas e legumes. Ainda há espaço para uma peixaria e uma parte de carnes. No segundo andar ficam as bebidas e a parte de massas, azeites e molhos. Uma dica é escolher um bom vinho e levar para qualquer um dos restaurantes (fica apenas o ponto negativo que apesar de não cobrar rolha, o restaurante onde almocei – Brace – cobrou o serviço em cima do preço do vinho). O terceiro andar é o menor de todos e tem apenas esse restaurante onde comi, que aliás é o grande destaque do local.

eataly 1

Ao contrário da filial de Nova York, onde as opções de restaurantes são mais variadas, em São Paulo as opções de gastronomia se dividem basicamente pelo tipo de comida servida, sem muita repetição no estilo entre os restaurantes. Mesmo assim é um excelente lugar para comer quando estiver pela cidade (e claro fazer compras, afinal é quase impossível resistir aos produtos do local). As opções de restaurante são: La Piazza, restaurante no piso térreo que oferece uma famosa mozzarella fresca feita diariamente no local, queijos, embutidos e vinhos; Le Verdure, totalmente dedicado a pratos italianos vegetarianos; Il Crudo, que oferece como o nome diz uma gama de pratos de peixes crus e ostras; La Carne, com uma seleção de carnes do açougue; Il Pesce, restaurante de peixes e frutos do mar para quem não gosta de degustá-los crus; La Pasta, um dos mais disputados com massas frescas; La Pizza, a pizzaria também bastante disputada; e o Brace; especializado no preparo de legumes, verduras, frutos do mar e carnes na brasa.

Esse último aliás foi a minha opção. O lugar já vale pela vista através da parede de vidro para a parte externa, mas o atendimento e a comida deixam a opção ainda mais interessante. De entrada pedi a deliciosa Salsiccia ala Brace (linguiça fresca de porco e javali na brasa) e a Mozzarella in Carrozza (o queijo defumado preparado com alici e manjericão). Tudo isso acompanhado do couvert da casa com pães, manteiga, azeitonas, tomates e abobrinhas. Na mesa pedimos como prato principal a Picanha Brasileira e a Bisteca di Maiale, acompanhados de verduras na brasa e polenta cremosa com parmesão e mascarpone. Tudo delicioso!

eataly 3

Já a sobremesa deixamos para o andar térreo, onde experimentamos os maravilhosos doces da La Cioccolateria. Ela é da marca Venchi, que também tem um stand de sorvetes (deliciosos) no local. Ainda há a opção de comer no balcão da Nutella, ou na La Pasticceria comandada pelo chef Luca Montersino. Para quem gosta tem o Café Vergano, que promete o gosto do autêntico expresso italiano, para fechar. Se estiver na hora do lanche vale conhecer o Il Panino di Eataly, com uma seleção de autênticos paninis italianos, e o Il Bar dele Fruta, com seleção de frutas frescas para criar o próprio suco.

eataly 2