Costa Verde é uma das atrações perto da cidade do Rio de Janeiro

Em pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério do Turismo, referente aos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2014, a cidade do Rio de Janeiro recebeu quase a metade dos visitantes de fora (45,2%). A expectativa para o próximo ano é ainda maior, já que a cidade irá receber a primeira edição de uma Olimpíada na América do Sul. Pensando nisso a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro lançou a campanha “Rio+3”, que visa divulgar as cidades próximas a capital que tem potencial de turismo.

A ideia é que os visitantes que vierem no período olímpico ou fora dele não fiquem apenas na capital. Segundo o secretário de turismo, Nilo Sergio Felix, o trabalho que está sendo desenvolvido já apresenta resultados, mas chegaria a seu ápice no período anterior e posterior aos Jogos Rio 2016 com o turista visitando outras regiões do Estado. A ideia ganhou força com a eleição da Costa Verde como um dos top 10 destinos do mundo para se conhecer no próximo ano (leia a matéria clicando aqui). Mas afinal, o que oferecem as cinco cidades fluminenses que compõem essa região?

Pensando nisso preparamos esse post que dá uma visão geral de cada cidade e que esperamos ajude a despertar a curiosidade dos nossos leitores. Nossa ideia é ainda conseguir visitar os municípios próximos ao Rio para preparar uma série de matéria específicas com dicas na nossa seção destinos.

Itaguaí

costa verde_itaguaiDos cinco municípios que compõem a Costa Verde, Itaguaí é o mais próximo da capital (74km). Também é o que tem menos potencial turístico, mas não por isso sem atrações para conhecer. O destaque fica por conta do ecoturismo, como a visita as cachoeiras Itimirim e Itinguçú (em Coroa Grande), o turismo rural pelos sítios, como o da Estrada das Palmeiras que realiza anualmente em agosto a Festa do Aipim, e o turismo náutico, principalmente na bucólica Ilha da Madeira.

No bairro conhecido como Raiz da Serra é possível conhecer uma estrada com calçamento estilo pé-de-moleque por onde passou Dom Pedro I rumo a São Paulo para o famoso Grito da Independência em 1822. Também lá existe o Mirante do Imperador com uma vista espetacular.

Culturalmente as atrações são: o pequeno, mas bem estruturado Teatro Municipal, a Casa de Cultura de Itaguaí que ocupa o espaço da antiga estação de trens e o aconchegante Cine Teatro Indue.

Mangaratiba

costa verde_mangaratibaLocalizado a 106 km do Rio de Janeiro o município de Mangaratiba se destaca pelo turismo náutico graças a sua localização privilegiada na Baía de Sepetiba. As mais de 30 ilhas e 100 praias de águas que refletem o verde da mata são o grande atrativo local, incluindo a rede hoteleira que dispõe ali de diversas opções de hospedagem, incluindo resorts.

Os passeios de barco promovem mergulhos em praias de tirar o fôlego pelo visual, além da chance de ver os golfinhos que habitam a Baía. A fauna e flora local são grande destaque do turismo, com cachoeiras deslumbrantes (Bengala, Conceição de Jacareí e Rubião são alguns exemplos). Outro destaque é o Poção, piscina natural formada por três cachoeiras com bares no entorno. As ilhas de Itacuruçá e Jaguanum são passeio obrigatório para os que se aventuram nos barcos.

Hospedar-se em um dos resorts é aproveitar as praias paradisíacas junto a uma série de atrativos que os hotéis disponibilizam. Esportes náuticos se destacam pela enorme acessibilidade a Baía, mas existem outras atrações como safaris, esportes de praia, entre outros.

No município é possível conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, com sua fachada de azulejos portugueses, o Cruzeiro da Pedra, marca de fundação da cidade trazido de Portugal em 1700, as ruínas do povoado do Saco, e o Solar do Barão de Sahy em estilo neoclássico, entre outras atrações.

Rio Claro

costa verde_rio claroO terceiro município da Costa Verde mais distante da capital também não costuma ser o mais procurado pelos turistas, mesmo assim Rio Claro tem opções de passeios para quem busca conhecer mais uma parte dessa região.

Onde outrora existia a cidade de São João Marcos, inundada em 1943, a Represa de Ribeirão das Lajes é passeio obrigatório para quem gosta de trilhas para explorar a fauna e flora local. O Rio Piraí é a opção para quem gosta de esportes como canoagem e rafting, além da visita às cachoeiras em seu percurso como da Laje e da Cascata. Os trilheiros também gostarão da Trilha da Independência, estrada construída por escravos em 1728 para encurtar o caminho do ouro entre Minas Gerais e o porto de Angra dos Reis.

Apesar de não ser acessível, a Pedra de Santa Terezinha é um dos pontos mais fotografados do município, com seu formato que lembra uma vela e o perfil de uma santa. Já a Pedra do Bispo oferece do alto uma ampla visão de toda a região. Há ainda a Pedra do Rastro, que segundo reza a lenda durante a procissão de São Benedito um homem que ali fez zombarias afundou na pedra deixando as marcas de uma pegada com sapato, das patas de um cachorro, o contorno de um guarda-chuva e o local onde o homem estava sentado.

Angra dos Reis

costa verde_ilha grandeA 150 km da capital o município de Angra dos Reis é um dos mais importantes da Costa Verde. A procissão marítima que ocorre no primeiro dia do ano foi destacada pelo guia Lonely Planet na eleição da região como um dos tops destinos para o próximo ano, e o turismo náutico é mesmo uma das grandes atrações locais.

Cercado de ilhas, incluindo a famosa Ilha Grande, o município tem como principal atrativo o mergulho no mar, visita às ilhas e praias da região. Há ainda as Usinas Nucleares de Angra que despertam o interesse dos turistas que chegam a cidade para passear. Não deixe de conhecer a belíssima Ilha de Cataguases, com suas praias de areia branquíssima, as Ilhas Botinas onde o fundo do mar pode ser visualizado por até 10 metros de profundidade graças as suas águas cristalinas, a piscina natural Lagoa Azul, localizada entre duas ilhotas, a Ilha da Gipoia com sua ótima infraestrutura de quiosques, bares e restaurantes, a badalada Praia do Dentista, e a Ilha Grande, palco de várias batalhas marítimas nos séculos seguintes ao descobrimento do Brasil e sua Vila do Abraão.

Há também o centro histórico, onde se localiza uma das primeiras igrejas do Brasil: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Outras atrações são os conventos do Carmo e de São Bernardino de Sena, além do Museu de Arte Sacra, o Mercado Redondo e a Bica da Carioca.

Paraty

costa verde_paratyMunicípio da Costa Verde mais distante da Capital (248km), Paraty é um dos destinos preferidos para quem visita a Costa Verde. Assim como toda a região, os passeios de barcos pelas ilhas e praias são destaque, mas nessa cidade o Centro Histórico é uma das principais atrações.

A vida cultural na cidade também é intensa, com diversos eventos anuais ligados a arte. Além disso, o Teatro de Bonecos e a Mini Estrada Real são dois passeios tão obrigatórios como visitar os alambiques das famosas cachaças locais, que têm até um festival anual. Há também o histórico Caminho do Ouro e todos os casarões do centro que hoje dividem espaço com pousadas e restaurantes super charmosos.

As praias da Vila de Trindade com seus frequentadores de estilo hippie são outro atrativo imperdível para quem estiver por lá. Os ateliês e oficinas de arte e a Casa de Cultura também são passeios importantes para os visitantes que se encantarão com a força da arte nessa cidade histórica.

Este foi apenas um post resumido do que encontrar nessa região. Certamente faremos futuras viagens a esses municípios para relatar em detalhes dicas de turismo por lá.