Os famosos vinhos de Santorini

Os vinhos gregos são ótimas pedidas em qualquer restaurante durante sua estadia no país, inclusive pelo custo baixo e excelente sabor. Por isso mesmo, em todas as minhas refeições durante a minha estada na Grécia fiz questão de experimentar a maior variedade deles. Mas, é em Santorini que os vinhos ganharam destaque no meu roteiro, já que a ilha tem uma grande quantidade de vinícolas que produzem o que muitos consideram os melhores vinhos do país.

Por sua característica vulcânica, a ilha tem uma forma bem peculiar de plantar as uvas. Ao invés das parreiras, que são comuns na maioria das vinícolas pelo mundo afora, as uvas de Santorini são plantadas em espécies de ninhos grudados ao solo, para aproveitar o calor e os minerais vindos do terreno vulcânico. Essa já é uma grande curiosidade quando se visita qualquer uma das produtoras de vinho, mas o melhor sempre fica para o fim da visita com a rodada de degustação.

O destaque fica por conta dos vinhos brancos produzidos através da uva Assyrtiko, ótima opção para tomar bem gelado e se refrescar do calor do verão grego. Mas, também se destacam as uvas Atiri e Andini, todas cultivadas em solo vulcânico. Outro destaque imperdível é o Vinsanto, vinho doce para sobremesa, que é considerado uma das especialidades da ilha. Envelhecido em barris de carvalho ele deve ser tomado após as refeições e servido bem gelado. Seu gosto se assemelha aos famosos vinhos do porto. O armazenamento dos vinhos também utiliza as características do solo local e grutas são cavadas abaixo da terra para a manutenção do vinho nos tonéis de madeira.

Escolha uma das vinícolas locais, ou tire um dia para conhecer mais de uma, e delicie-se vendo como é feita a produção e degustando os melhores vinhos da casa. Eu fui indicado pela recepcionista do hotel a conhecer a Koutsoyannopolus, que também tem um interessante museu sobre o vinho grego onde se pode conhecer um pouco da história da produção na ilha e sua importância ao longo do tempo. O passeio é bastante interessante e a degustação é feita com explicação, incluindo tradução no audioguide, do tipo de vinho que estamos bebendo, sua uva de origem e com que combina.

IMG_3092 IMG_3099 IMG_3101 IMG_3102