Encante-se com os castelos e a vista da Vila de Schwangau

Ao lado de Füssen ficam as principais atrações da cidade, na Vila de Schwangau. E lá que se encontraram os dois castelos construídos pelos reis da Bavária que são as paisagens mais famosas da rota romântica alemã: o Hohenschwangau e Neuschwanstein. É preciso agendar previamente a visita e ficar atento aos horários (a entrada é controlada e rígida). Mas o passeio é realmente encantador.

Construído pelo rei Maximilian II da Bavária para seu filho, o Hohenschwnagau é o castelo mais antigo e serviu inclusive de base para a construção do mais famoso: Neuschwanstein. A visita com áudioguide ensina sobre a conturbada história da família e nos leva através dos aposentos a conhecer como era o estilo de vida da realeza naquela época. Em um dos aposentos é possível avistar da janela o castelo mais novo. Era nesse quarto que o Rei Ludwig II acompanhou a construção de seu castelo, muito maior e mais luxuoso. Ele nem chegou a ver o seu castelo ficar pronto, na verdade o projeto inicial nem foi acabado como é explicado em um filme no final do tour, mas a construção causou grande impacto negativo nas finanças locais.

IMG_0067Esse segundo castelo, o Neuschwanstein é realmente impressionante. A começar por sua localização que garante uma vista espetacular da região. Depois pelo luxo de suas paredes feitas de ouro e louças caríssimas. Os destaques ficam por conta da sala do coro e do salão do trono. Uma verdadeira residência real que impressionou até mesmo Walt Disney, que se inspirou nesse castelo para desenhar o da Cinderela. Para acessá-lo você pode ir a pé (mas é cansativo), pegar um ônibus (mas a filas são grandes e é preciso ficar atento ao horário de visita) ou utilizar o serviço de charretes, que apesar de mais caro é uma ótima opção. Logo na entrada do castelo uma passarela de vidro foi colocada estrategicamente para tirar fotos com o castelo ao fundo, mas reserve espaço para as fotos a partir da ponte Marienbrucke (cerca de 15 minutos de caminhada depois do castelo) . É de lá que você terá a vista mais impressionante do castelo (vide foto).

Entre a visita de um castelo e outro reserve tempo para passear pelos jardins e floresta, conhecer o lago maravilhoso que fica aos pés dos castelos e o museu ao lado do lago. Aliás uma ótima dica é comer no restaurante do museu, mas é bom fazer reserva já que são poucas as opções de alimentação ali por perto.

IMG_0036IMG_0031IMG_0075