Pastéis de Belém, o original

Os famosos pastéis de nata são um dos quitutes da culinária portuguesa mais famosos do mundo. Mas muita gente os chama de Pastéis de Belém, graças a fama dos produzidos nessa parte de Lisboa. Por isso mesmo, ao visitar a capital portuguesa essa é uma parada obrigatória. E o melhor é que os pastéis não são a única delícia vendida no local.

A história da venda dessa delícia tem ligação direta com a Revolução Liberal em 1820 que gerou o fechamento de todos os conventos de Portugal 14 anos depois. Localizado ao lado do Mosteiro dos Jerónimos, uma refinaria de cana de açúcar começou a vender os pastéis como uma forma de sobrevivência para o mosteiro em 1837. Na época a zona de Belém era distante da cidade de Lisboa, no entanto a imponência do mosteiro de da Torre de Belém atraia visitantes que vinham de Lisboa de barco a vapor e se acostumaram a provar essa deliciosa receita vendida em instalações anexas a refinaria. A receita original é secreta e os pastéis produzidos até hoje continuam sendo produzidos seguindo a mesma receita.

pasteisdebelem 2 pasteisdebelem 3 pasteisdebelem 4

Hoje o local é uma confeitaria que serve deliciosos pães e bolos, lanches e um incrível bolinho de bacalhau (outro quitute típico do país). Claro, o destaque continua sendo os famosos pastéis, mas é uma parada obrigatória e deliciosa. Uma excelente dica de onde comer quando estiver visitando a região de Belém, que hoje ainda tem o lindíssimo Padrão do descobrimento.