A rica culinária do Peru, eleito três vezes o melhor destino culinário do mundo

Se a cultura, a história e as belezas do Peru já são motivos de sobra para conhecer esse país, um outro atrativo importante do nosso vizinho sul-americano é a culinária. Vencedor por três vezes consecutivas do prêmio World Travel Awards, o Oscar do turismo, de Melhor Destino Culinário do Mundo o país é conhecido pelos seus sabores, restaurantes e por ter alguns dos mais renomados chefs de cozinha mundiais. Já demos dicas aqui no blog de onde comer em Cusco e Lima, e até falamos do restaurante brasileiro eleito pelo governo peruano como o melhor do nosso país. E para quem está planejando uma viagem para esse destino, conversamos com William Cavalcante, sócio diretor da operadora Machu Picchu Brasil sobre dicas de um menu degustação imperdível.

Um dos pratos mais conhecidos da culinária local são os Ceviches – aliás as chevicherias viraram mania até mesmo no Brasil. Apesar da receita variar de acordo com a região do país, o prato a base de peixe cozido no limão é considerado pelos próprios peruanos como a mais tradicional de lá. Outro destaque fica por conta do Lomo Saltado, tiras de carne de boi com cebolas, tomates, pimentas e outros ingredientes. Menos conhecidos, mas igualmente deliciosos, William indica conhecer o Rocoto Relleno – pimentão recheado com carnes de porco e boi moídas e queijos – e o Causas Limeña – prato a base de batatas amarelas que se assemelha ao nosso escondidinho e possui uma enorme variedade de recheios.

Para brindar essas delícias da mesa peruana nada melhor do que pedir a mais tradicional bebida do país. Derivado das uvas, o Pisco Sour é um destilado de vinho puro misturado com suco de limão, clara de ovo, açúcar e angostura. Uma combinação perfeita com qualquer um dos pratos acima sugeridos.

Pronto, agora você já pode incluir um roteiro gastronômico ao Peru e ficar sempre de olho nas dicas que damos de restaurantes aqui no Maior Viagem!