Accor foca no segmento de luxo e lifestyle

Fortemente conhecida pela hotelaria econômica, com o sucesso da marca ibis, a Accor está focada em investir cada vez mais nos segmentos de luxo e lifestyle para crescer ainda mais no mercado. O grupo hoteleiro que em 2019 abriu 327 hotéis, disponibilizando 45.108 mil quartos quer se consolidar nos próximos anos com um salto de 230 hotéis em 2015 para 5000 abertos até 2023.

Na expansão para a região, assim com no ano passado, a Accor continuará ampliando a presença com os hotéis econômicos em maior quantidade. Em 2019 foram 21 novos ibis, sendo 18 só no Brasil, entre os 26 hotéis abertos. Mas o principal objetivo é marcar presença mais forte no segmento de hotelaria de luxo. Um exemplo é a grande inauguração brasileira no ano anterior: Fairmont Rio de Janeiro. O hotel que fica na Praia de Copacabana é considerado um dos mais luxuosos da cidade e está mudando o padrão da hotelaria local.

“Sempre teremos maior número de aberturas de hotéis econômicos, que é onde existe a maior demanda. Focar no segmento de luxo e lifestyle não é deixar de trabalhar os hotéis econômicos em maior quantidade, mas sim marcar presença nesse segmento sempre que percebermos uma boa oportunidade”, explicou Patrick Mendes, CEO da Accor na América do Sul, durante entrevista coletiva.

Um exemplo prático é o lançamento do projeto do MGallery Pipa, resort que será aberto em breve. O empreendimento será o primeiro hotel de luxo na localidade. Perceber essas oportunidades onde há demanda para hotelaria de luxo e sempre marcar presença com o grupo é o principal objetivo da Accor para a América do Sul.

A mudança na estratégia do grupo é uma resposta a análise da mudança de comportamento do viajante, que busca cada vez mais hotéis que ofereçam uma experiência durante as viagens de lazer. Até mesmo em seu programa de fidelidade novo – ALL (Accor Live Limitless) – o grupo hoteleiro observou essa mudança. Cada vez mais as pessoas acumulam pontos nos hotéis quando viajam a trabalho, usando os hotéis econômicos ou midscale, e gastam seus pontos reservando férias nos hotéis de luxo. Até para suprir essa demanda de seus hóspedes frequentes, a Accor colocou como meta aumentar a oferta nos segmentos de luxo e lifestyle.

Mas as mudanças que já estão sendo implementadas nos hotéis também atingem os da linha econômica. Se antes eram reconhecidos por sua padronização, os hotéis ibis estão passando por mudanças para se tornar cada vez mais únicos. A ideia é oferecer um experiência diferente ao hóspede em cada uma de suas hospedagens, mesmo que o hotéis tenham a mesma bandeira. Essa “despadronização” faz com que ele seja surpreendido a cada novo destino.

Outra aposta da Accor para os próximos anos é o segmento de residenciais, que poucos sabem que o grupo é líder também com marcas como Hyde, Mondrian e SLS, que terá o primeiro hotel inaugurado na Argentina ainda no primeiro semestre. Esse tipo de hotel oferece sem pre anexo a opção de venda de residenciais com os serviços de hotelaria garantidos pelo grupo. Recentemente estivemos no SLS Brickell e pudemos conhecer um pouco mais da proposta (clique no link para ler o review).