Accor lança menu sustentável no Dia da Terra

Hoje (22 de abril) é celebrado o Dia da Terra. Para celebrar a data, o grupo hoteleiro Accor fará uma série de eventos, dentro do seu programa Planet 21 Day, tendo como tema este ano o desperdício de alimentos. “Ame a Comida. Não Desperdice” terá oficinas focadas em consumo consciente na sede da empresa em São Paulo.

Criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson em 1970, o Dia da Terra tem o objetivo de conscientizar sobre os problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais. A primeira manifestação organizada pelo senador foi no dia 22 de abril daquele ano, com a participação de duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e cetenas de comunidades. A pressão deu certo e o governo dos Estados Unidos criou a Agência de Proteção Ambiental.

Além das oficinas na sede da empresa, Os hotéis da América do Sul também participam do desafio global da rede Accor, que selecionará 1 ganhador dentro de cada pilar: Cozinhado com responsabilidade, interação com os hóspedes e dando aos produtos uma segunda vida. A proposta é aumentar a conscientização entre as equipes sobre este tema, Engajar de formas criativas os hóspedes e planejar para que os alimentos não consumidos do dia sejam arrecadados pela caridade.

Entre as metas para 2019 está a nova Carta de Alimentação Saudável e Sustentável com 9 compromissos: reduzir o desperdício de alimentos em 30%; privilegiar fornecedores locais e produtos da época; ampliar a oferta de produtos orgânicos e apoiar a agroecologia; privilegiar fornecedores que tenham compromisso relacionados com o bem-estar animal; banir espécies de peixes ameaçadas de seus cardápios e promover a pesca responsável; eliminar plásticos descartáveis; eliminar aditivos controversos (edulcorantes, corantes e glutamatos) e reduzir gorduras e açúcares; propor café ou chá procedentes de manejo responsável e certificado; e oferecer opções que atendam a dietas especiais, como sem glúten, sem lactose e vegetariana.

Alguns hotéis da Accor já são engajados em reduzir o desperdício. Por exemplo, o Mercure Pajuçara Maceió e o Mercure Goiania utilizam frutas que seriam descartadas para a criação de geleias, e vegetais para compotas. O Novotel Rio de Janeiro Praia de Botafogo recebeu o Selo Verde da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) com o projeto de conscientização dos hóspedes e colaboradores.