Adventure Week Bonito & Pantanal começa hoje

Como reconhecimento ao seu potencial para o Ecoturismo e o Turismo de Aventura, o Brasil sediará pela primeira vez a Adventure Week Bonito & Pantanal, de 06 a 15 de abril, em Bonito (MS). A semana dedicada ao turismo de aventura já ocorreu no Equador, Chile, Balcãs e México. Realizadora do evento junto com a ATTA (Adventure Travel Trade Association), a Embratur participará ativamente da programação, que vai reunir operadores, agentes de viagem e jornalistas internacionais.

Mato Grosso do Sul está cercado por paisagens paradisíacas e destinos turísticos ideais para desfrutar e vivenciar a natureza. Nesta combinação harmoniosa que envolve cores, aromas e sabores foi elaborado um roteiro único entre o Pantanal Corumbaense e Bonito que fará parte da programação do evento.

No itinerário do roteiro estão atrativos turísticos ligados ao turismo de aventura como cavalgada, flutuação, rapel e trilha, passeios que poderão compor produtos e pacotes exclusivos para o mercado internacional. A gastronomia, o artesanato e a cultura também foram valorizados como parte importante do roteiro.

O município Corumbaense com seus produtos e atrativos naturais, culturais, arquitetônicos e históricos potencializam o aumento da atividade turística e contribuem para somar o tempo de permanência dos turistas. As experiências vão desde a prática de esportes de aventura no Pantanal de Corumbá, pesca esportiva no Rio Paraguai, tocar uma comitiva de gado ou simplesmente andar a “cavalo pantaneiro”.

Em um voo panorâmico ou em caminhonetes 4×4 dentro d´água é possível desbravar a Estrada Parque Pantanal Sul, contemplar o majestoso Maciço do Urucum e estudar este ecossistema de vegetação exuberante e muita água. A pesca esportiva é um segmento turístico consolidado no município, que atualmente conta com uma forte estrutura de 29 barcos-hotéis para atender a demanda de turistas da pesca esportiva que realizam cruzeiros fluviais no Rio Paraguai, pelo período de 2 a 5 dias.

Paraíso também para observadores e fotógrafos de fauna e flora, onde vivem cerca de 230 espécies de peixes, 650 de aves, 80 de mamíferos e 50 de répteis. A maioria das fazendas localizadas no Pantanal não só oferece boa infraestrutura e atendimento ao turista como também apresentam conscientização ecológica e manutenção da cultura pantaneira. De barco, a cavalo ou a pé pelas campinas pantaneiras, o turista vai apreciar o voo das garças, tuiuiús e colhereiros, ver as cores das araras e dos tucanos, encantar-se com o andar dos cervos do pantanal, capivaras e ariranhas, escutar o sons dos bugios, admirar as sucuris e os jacarés e quem sabe ver uma onça-pintada em meios aos capões.

Polo turístico, Bonito é referência na gestão sustentável no país, reconhecida nacional e internacionalmente. O município soma a harmonia e a interação com a natureza, com respeito ao meio ambiente. O ecoturismo é a principal atividade da região, sendo organizado por equipes, empresas, ONGs e órgãos governamentais, visando à sustentabilidade local e a conservação da natureza.

Bonito já recebeu importantes prêmios que reconhecem a região como referência no turismo de natureza e ecoturismo, conquistou pela 13ª vez o título de “Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil”– Prêmio O Melhor de Viagem e Ecoturismo- 2015/2016, da Revista Viagem e Turismo, em parceria com o Guia Quatro Rodas, da Editora Abril. Bonito também recebeu o prêmio de “Melhor Destino de Turismo Responsável do Mundo” – World Responsible Tourism Awards, entregue em Londres, durante o World Travel Market (WTM), um dos maiores eventos de turismo do mundo.

Lugares como as Grutas do Lago Azul e do Mimoso, o Aquário Natural, os rios Sucuri, do Peixe, Formoso e da Prata, enchem de tranquilidade aqueles que procuram paz e proporcionam emoções inesquecíveis para quem está em busca de aventuras. Oferece várias opções de hotéis de diversas categorias, desde resorts e hotéis de luxo até pousadas econômicas.

Para mais informações acesse o site do evento.

Foto de capa: Alexandre Socci