Agenda da folia no carnaval carioca

O carnaval carioca é um dos mais procurados pelos foliões do Brasil e do Mundo. Não é para menos, já que a cidade oferece todo tipo de diversão. Do tradicional Desfile da Escolas de Samba, passando pelos blocos de rua que lotam a cidade, com shows carnavalescos em diversos pontos e as tradicionais feijoadas, tudo é motivo para cair na folia e se divertir. Por isso o Maior Viagem programou essa agenda com o que de melhor acontece em cada dia da folia.

Sexta (05/02)

Quando o relógio aproxima o fim do expediente a sexta já abre ala para o maior carnaval do mundo, e atrações não faltam na cidade. Na Marquês de Sapucaí acontece o primeiro dia do Desfile das Escolas de Samba do Grupo A, a partir das 21h45, e ao lado começam às 20h os shows no Terreirão do Samba com destaques para os grupos Só no Sapatinho e Sorriso Maroto.

Mesmo antes do expediente acabar a festa está garantida com o desfile de um dos blocos mais tradicionais pelas ruas do centro do Rio. A partir das 15h o bloco Carmelitas deve arrastar 10.000 pessoas convidando muitos a largar o trabalho mais cedo. Mas outras opções de carnaval de rua não faltam pela cidade (confira a lista completa aqui), já que 26 blocos têm autorização da prefeitura para esse primeiro dia de carnaval, além da abertura do Baile da Cinelândia a partir das 20h.

Sábado (06/02)

Logo cedo, às 09h30, o Cordão da Bola Preta arrasta um milhão de pessoas no centro da cidade. Para muitos essa é a largada oficial do carnaval que só termina na quarta-feira de cinzas. Para quem prefere ficar pela Zona Sul, quase no mesmo horário (09h) tem o Empolga às 9 na Avenida Atlântica – Copacabana. No fim da tarde (17h30) é a vez da tradicional Banda de Ipanema levar 90 mil pessoas a um dos bairros mais disputados pelos turistas. Além desses três, outros 90 blocos têm desfile marcado para esse dia (confira a lista completa).

No sambódromo acontece o último dia do Desfile das Escolas de Samba do Grupo A (a partir das 21h45) e o Terreirão do Samba tem como destaque para a noite (a partir das 20h) uma roda de samba com participação de Monarco e o famoso Bloco da Preta Gil, que chega ao espaço popular pela primeira vez.

Para quem quer curtir o Carnaval em grande estilo a dica é o Baile do Copa, um dos mais tradicionais e vipados da cidade. Há também a tradicional Feijoada do Rio Othon Palace (das 13 às 19h), a do Pestana Rio Atlântica (das 12h às 16h) e a Feijoada do Abelardo, no Hilton Barra (das 13h às 16h). Para quem prefere petiscos de boteco, no Golden Tulip Continental tem o “Boteco na Piscina” (das 12h às 16h).  Na Lapa, o palco Rio Marchinhas recebe a noite que irá revelar a grande vencedora do Concurso de Marchinhas organizado pela Fundição Progresso, e na Cinelândia os shows de grandes estrelas dos carnavais antigos agita a partir das 10h o Baile da Cinelândia.

Domingo (07/02)

Os 93 blocos que agitam o domingo de carnaval pela cidade arrastam verdadeiras multidões por todas as regiões (confira a lista completa), com destaque para o Bangalafumenga (10h no Aterro) e o Simpatia é Quase Amor (16h em Ipanema).

A Marquês de Sapucaí recebe a primeira noite do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial com a passagem da Estácio de Sá, União da Ilha, Beija-Flor, Grande Rio, Mocidade e Unidos da Tijuca (a partir das 21h30). O Terreirão do Samba promete uma noite com o melhor do samba com várias apresentações, entre elas a Velha Guarda da Portela e Arlindo Cruz.

Às 13h, na Cinelândia ocorre o Concurso Folião Original no mesmo placo que a partir das 19h30 acontece a terceira noite do Baile da Cinelândia. Para quem for curtir a Lapa, o palco Rio Marchinhas recebe a partir das 18h três shows, com destaque para o Casuarina. No Golden Tulip Regente acontece o Boteco Folia, com comidinhas de boteco e show de passistas (das 12h30 às 17h), e para quem estiver pela Barra a pedida é a feijoada do Brisa Barra Hotel (das 13h às 17h).

Segunda (08/02)

A última noite dos Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial começa às 21h30 com a Vila Isabel, Salgueiro, São Clemente, Portela, Imperatriz e Mangueira. O Terreirão do Samba recebe ao lado da Marquês de Sapucaí diversos shows a partir das 20h, como o do grupo Swing & Simpatia.

Para quem curte o carnaval de rua a programação do dia é um pouco mais extensa, com 97 blocos (confira a lista completa). Entre eles o Sargento Pimenta, às 10h no Aterro, o Corre Atrás no mesmo horário no Leblon, e para as crianças, às 16h tem a Banda de Ipanema Infantil. O Gigantes da Lira anima o Baile Infantil da Praça Mauá, das 09h às 12h.

Na Lapa, o palco Rio Marchinhas recebe o Bangalafumenga (a programação de shows começa à 18h) e no Baile da Cinelândia a programação começa com o segundo dia do Concurso Folião Original, a partir das 13h, e a quarta noite de shows.

Terça (09/02)

Se os foliões já vão ficando tristes com o fim do carnaval chegando, 103 blocos prometem deixar a terça de carnaval agitada pela cidade (confira a lista completa). O Carmelitas sai novamente, dessa vez às 10h em Santa Tereza, a Orquestra Voadora deve levar 80.000 foliões ao Aterro às 15h e a Banda de Ipanema leva ao bairro 90.000 pessoas a partir das 17h30.

Cedo, das 09h às 12h, tem Gigantes da Lira no Baile Infantil da Praça Mauá. Às 13h a Cinelândia recebe mais uma tarde do Concurso Folião Original, seguido pelo Baile da Cinelândia. No Terreirão do Samba o destaque fica por conta do Rio Samba Show, enquanto ao lado (a partir das 18h) acontece na Marquês de Sapucaí o Desfile das Escolas Mirins. Já na Lapa, o palco Rio Marchinhas encerra a sua programação a partir das 18h com três shows, entre eles do Sargento Pimenta e do Cordão do Boitatá.

Quarta (10/02)

Muita gente já trabalha na quarta-feira de cinzas, mas oito blocos ainda garantem o carnaval de rua de quem ainda está de folga – confira a lista completa.

Sexta (12/02)

A ressaca do carnaval começa com shows dos grupos Pixote e Revelação, entre outros, no Terreirão do Samba. Às 18h o Kizomba abre em Vila Isabel o último fim de semana de blocos do carnaval carioca, seguido pelo Alegria do Méier às 29 e o Só Tamborins, às 20h na Lapa.

Sábado (13/02)

Vinte e dois blocos saem no sábado pós-carnaval (lista com a programação completa), com destaque para o Quizomba – 10h na Lapa – e o Mulheres de Chico – 17h no Leme. Para se alimentar depois de tantos dias de folia a dica é a Feijoada do Bar d’Hotel, das 12h às 17.

De noite, a partir das 21h30, as seis melhores colocadas do Grupo Especial fazem o Desfile das Campeãs na Marquês de Sapucaí. Ao lado, no Terreirão do Samba, os destaques da noite são os shows do Fundo de Quintal, Diogo Nogueira e Pique Novo.

Domingo (14/02)

Para fechar o carnaval, 19 blocos tomam conta das ruas da cidade (confira a lista completa), com destaque para o Monobloco que deverá receber 400.000 pessoas às 09h no Centro.