Alemanha promove turismo acessível

O Centro de Turismo Alemão – DZT promoveu a quinta edição do Dia do Turismo acessível na ITB, maior feira de turismo do mundo. O evento serviu para discutir o que a Alemanha já conseguiu implementar, avaliar os progressos e os próximos desafios desse tipo de turismo no país.

Uma série de projetos foram iniciados na Alemanha nos últimos anos. Empresas de turismo, operadoras de transporte público, setor hoteleiro, restaurantes, instituições culturais, recreativas e desportivas desenvolveram e implementaram iniciativas de caráter prático para tornar o turismo no país acessível para todos.

Em Frankfurt, centro financeiro e cultural alemão, o tour guiado “Sentindo Frankfurt” mostra a metrópole com diversos objetos palpáveis em tours feitos a pé, sem o uso de escadas. Na mesma cidade, o Museu do Diálogo convida os visitantes, guiados por cegos, a percorrer seis salas experimentais onde não há nada para ver, apenas para sentir. Em Stuttgart, o Museu da Mercedes-Benz é equipado com rampas e pisos antiderrapantes e oferece uma viagem pela história do automóvel com vídeos em linguagens dos sinais.

Iniciativas que promovem a acessibilidade e a independência dos turistas com necessidades especiais e tornam a viagem completa para todos os viajantes. Um exemplo que devia ser seguido por países como o Brasil, onde segundo o IBGE o número de pessoas com algum tipo de deficiência representa 23,9% da população.