Alentejo entre o Top10 destinos vinícolas

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país e está entre os 10 melhores destinos vinícolas para viajar do mundo, segundo a lista divulgada pela revista de vinhos norte-americana Wine Enthusiast. Com o objetivo de transformar as viagens de 2016 em momentos especiais, a lista indicada pelos editores especialistas apresenta uma descrição sugestiva da maior região de Portugal.

Privilegiando um estilo de vida tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros.

Os cenários pitorescos da região do Alentejo atraem cada vez mais turistas. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas de Portugal, o Brasil foi o terceiro maior mercado emissor de turistas para a região em 2015. Ainda alcançou a marca dos 501.800 pernoites de turistas internacionais, o que indica um crescimento de 14,1% se comparado ao ano anterior.

Entre destinos clássicos e novas apostas, o Alentejo se posiciona na lista com firmeza, já que este não é o primeiro reconhecimento da região. Em 2014, em uma eleição aberta ao público promovida pelo USA Today, um dos maiores veículos dos Estados Unidos, o Alentejo ganhou o título de Melhor Região Vinícola do Mundo para Visitar. No ano passado, a cidade de Reguengos de Monsaraz foi eleita “Cidade Europeia do Vinho 2015” pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN).

Na lista da Wine Enthusiast, o Alentejo divide o Top10 de destinos vinícolas com Las Vegas, Paso Robles e Ashland (Estados Unidos), a tradicional Bordeaux (França), Alto Adige (Itália), Margaret River (Australia), Páis Basco (Espanha), Franschhoek (África do Sul) e Burgenland (Áustria).

Para os enófilos, o Alentejo é um despertar dos sentidos, onde os visitantes são recebidos com primor. Nas chamadas Herdades – antigas casas senhoriais onde se pratica o turismo rural -, os alentejanos recebem os visitantes de braços abertos, oferecendo a melhor safra e também a possibilidade de participar das vindimas ou, simplesmente, fazer um passeio pelos vinhedos. Nós já estamos com muita vontade de conhecer.