Amenities com braile para turismo acessível

Criar oportunidade para que todos possam descobrir novos destinos é uma maneira de democratizar as viagens através do turismo acessível. Mas o que pouca gente sabe é que mesmo com leis que obrigam determinadas ações, o setor de turismo ainda não está completamente adequado as necessidades para garantir a inclusão por completo. Na rede hoteleira já existe a preocupação em oferece quartos adaptados, mas é preciso lembrar que no caso dos deficientes visuais outros cuidados precisam ser tomados.

Segundo o Decreto nº 9.296 todos os materiais de higiene dos hotéis devem ser disponibilizados em embalagens com formato diferente e identificação em braile, promovendo a inclusão da pessoa com deficiência visual. Porém, apena uma empresa no Brasil atende de forma completa a legislação com linha de amenities com braile. A paranaense Realgem’s atende mais de 4 mil unidades hoteleiras, onde promove a inclusão por completo. Mas para oferece de verdade um turismo acessível seriam preciso mais empresas desenvolvendo a linha conforme a legislação.

“Somos certificados pela Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual. Essa é uma novidade que os hoteleiros precisam aderir, pois, de acordo com a Lei, essa linha é obrigatória nos estabelecimentos de hospedagem”, explica o CEO da Realgem’s, Mauro Carvalho.

A linha de amenities com braile foi um dos produtos expostos pela empresa na Equipotel, maior feira de hospitalidade da América Latina e uma das maiores do segmento em todo o mundo. Além da adaptação ao turismo acessível, a empresa levou à feira uma linha de dispensers de design exclusivo e fácil manuseio, um menu de sabonetes terapéuticos, entre outras novidades.