Anima Mundi 2019 agita Rio e Janeiro e São Paulo

Entre 17 e 21 de julho, o Rio de Janeiro recebe o festival Anima Mundi 2019, que depois segue para São Paulo, entre os dias 24 e 28 de julho. Mais de 300 filmes de mais de 40 países, incluindo mais de 80 produções ou coproduções do Brasil, fazem com que este seja um dos maiores festivais de animação do mundo.

Dentre essas produções que serão exibidas, 186 participam da mostra competitiva do Anima Mundi 2019. Os filmes trazem a infinidade de técnicas que compõem o universo da animação e discutem desde questões existenciais – como o amor e a morte; sociais – como a violência, o racismo, o abuso infantil – e contemporâneas, como a conectividade e questões de gênero. Fora da mostra competitiva, 116 filmes serão distribuídos entre Panorama Internacional (curtas internacionais com diferentes tendências dentro da animação), Animação em Curso (trabalhos das melhores escolas de animação do mundo, Olho Neles (curtas nacionais que merecem atenção) e Futuro Animador (filmes que mostram linguagens para experiências educativas).

Na programação infantil, curtas e longas discutem assuntos como superação do medo, importância de fazer escolhas, desenvolvimento sexual, amizade, entre outros. Oficinas de massinha e zootrópico também fazem parte do Anima Mundi 2019, assim como a exibição de “Playmobil – O Filme”.

Mas na programação do Anima Mundia 2019 ainda há espaço para oficinas do Estúdio Aberto e do Papo Animado. Ainda, quem tiver um projeto de animação original poderá participar de um laboratório intensivo e concorrer a uma consultoria da Boutique Filmes. O Anima Forum, que este ano acontece em São Paulo, tem programação voltada ao fomento, profissionalização e internacionalização do mercado.

Algumas atividades são gratuitas e outras pagas, entre R$ 10 e R$ 18. A programação completa você pode conferir no site oficial do Anima Mundi 2019.