Sua localização no avião pode valer dinheiro

Você é daqueles que não abre mão do conforto a bordo de um avião e está disposto até a pagar mais por isso? Se antes suas soluções se limitavam a pagar pelas classes melhores na cabine, pelos assentos conforto ou ter a sorte de conseguir marcar o melhor lugar (confira dicas de como escolher onde marcar o seu assento), agora você pode comprar aquele lugar que você gostaria, mas já estava reservado por outro passageiro.

Um aplicativo chamado Seateroo oferece o serviço de compra e venda de lugares dentro do voo. Os passageiros que querem uma grana extra para a viagem podem anunciar no aplicativo, e se alguém do mesmo voo quiser aquele lugar a negociação pode ser concretizada. Os passageiros deverão embarcar com o seu respectivo cartão de embarque e a troca de assentos deve ser realizada apenas dentro da aeronave, mas a página oficial não explica se há algum tipo de controle de que a troca foi efetivamente realizada.

O preço mínimo para anunciar é de US$ 5, mas os usuários podem definir outros valores pelo seu assento. Para cada negociação feita é paga uma taxa de 15% para o aplicativo. A oferta abre 5 dias antes da decolagem para negociação, e se o passageiro tiver acesso à rede wi-fi pode negociar inclusive durante o voo.

Ao pesquisar sobre o aplicativo algumas dúvidas ficaram. A principal dela é qual a garantia do comprador que o assento será disponibilizado. Além disso, não se sabe até quando as companhias aéreas permitirão esse tipo de negociação, ainda mais agora que costumam cobrar uma taxa pelos assentos com mais espaço. Mas, se você está disposto a pagar pelo seu conforto, veja se alguém do seu voo está disposto a vender o seu lugar (lembrando que a venda na verdade é uma troca de assentos, e não revenda de passagem).