Uma visita à Arena de Verona na Piazza Bra

Localizada ao lado da Piazza Bra e símbolo da cidade, a Arena de Verona é um anfiteatro romano, dos mais conservados na Itália. A visitação é permitida e durante o verão, ela ainda abriga um festival de Ópera que movimenta bastante o turismo da cidade. Algumas curiosidades a tornam uma atração turística que merece ser visitada para quem estiver na cidade.

Quando chegamos à Piazza Bra nos deparamos com um dos maiores e mais bem preservados anfiteatros romanos remanescentes. Construída em meados do século I, a Arena de Verona é a segunda em tamanho e importância, ficando atrás apenas do Coliseu de Roma. Apesar de alguns impasses, muitos historiadores consideram a Arena di Verona mais antiga que o Coliseu, porém a função inicial era a mesma: servir de local para lutas entre gladiadores. Durante a Inquisição da Idade Média, serviu de cenário para a queima de hereges. Atualmente, é aberta à visitação diurna e durante às noites de verão é palco de festival de óperas e shows que acontecem na cidade.

A fachada original era de pedra calcária branca e rosada, originária da região de Valpolicella. Após sobreviver ao terremoto de 1117, passou por uma restauração durante a época renascentista e atualmente tem 152 metros de comprimento por 123 metros de largura e 31 metros de altura, compreendendo três anéis concêntricos elípticos, sendo que o mais externo exibe apenas um lado ainda em pé. Os terraços de 44 degraus podem abrigar 22 mil espectadores.

Eu fiz a visita diurna pela Arena de Verona, comprando o ingresso na hora na bilheteria. O tour permite que visitemos o interior da arena, passar pelos corredores embaixo das arquibancadas, sentar-se nos degraus e ter uma vista panorâmica da cidade, quando se chega ao ponto mais alto da arquibancada. Apesar de parecer algo oco, não sei descrever mas tive uma sensação diferente da que tive quando visitei o Coliseu, algo mais leve. A visitação diurna acontece todos os dias, sendo às segundas das 13h30 às 19h30 e de terça a domingo das 08h30 às 19h30.

arena de verona e arredores

Na saída, como acontece em vários pontos turísticos, pessoas vestidas de soldados romanos ganham um trocado tirando fotos com os turistas. Qual não foi nossa surpresa ao passar por uma “soldada romana”, que viemos descobrir era carioca, moradora de Realengo e que tinha se mudado para a Itália com o marido há alguns anos. Ou seja, tem brasileiro em todo lado mesmo, inclusive vestido de soldado romano em Verona.

Nos arredores da Arena de Verona, na Piazza Bra, está a Prefeitura de Verona com um simples e bonito jardim na frente e ao lado o Palazzo della Gran Guardia. Aproveite também para se sentar em um dos restaurantes em meio aos edifícios coloridos e curtir o clima agradável da cidade enquanto aprecia um bom vinho italiano.