Conheça mais sobre a Art Déco em Goiânia

Você sabia que a segunda cidade mais importante de Art Déco nas Américas é Goiânia? Pois é, eu também fui surpreendido com essa informação quando conheci a cidade a convite do Holiday Inn Goiânia. Ao todo vinte e dois prédios e monumentos de Art Déco em Goiânia são tombados pelo Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), fora outros prédios da cidade que também possuem características desse estilo arquitetônico. Um fato significante é que a cidade foi construída com esse tipo de arquitetura, sendo assim de uma maior importância ainda para o estilo.

O Art Déco é original da França, onde em 1925 aconteceu a Exposição Internacional de Artes Decorativas, que consagrou esse estilo que usa geometria, materiais luxuosos e estampas. O mundo inteiro ficou encantado pelo estilo Art Déco nos anos 30, o que explica porque Goiânia o adotou em sua construção (a cidade foi fundada em 1933). O responsável pela opção pelo estilo foi Attílio Corrêa Lima, primeiro urbanista brasileiro a se formar em Paris e responsável pelo projeto urbanístico da nova capital do Estado de Goiás. A inspiração francesa serviu tanto para os projetos em Art Déco como para a solução urbanística de fazer a cidade inspirada no projeto do Palácio de Versalhes.

Até hoje é possível fazer um roteiro Art Déco em Goiânia, visitando as principais edificações e monumentos que ainda preservam o estilo da época. A maioria localizada na própria praça ou no entorno da Praça Cívica – o coração da cidade. Por isso mesmo é possível até conhecer alguns deles a pé, numa visita rápida e tranquila de ser feita na cidade. Para facilitar, listei os 22 edifícios e monumentos tombados pelo Iphan, para um roteiro completo sobre Art Déco em Goiânia.

art-deco-em-goiania-praca-civica

Começamos nosso roteiro bem na Praça Cívica, que tem como grande destaque ao centro o belo Palácio das Esmeraldas. A linda sede do governo estadual é um dos principais edifícios em Art Decó na cidade de Goiânia. Ao lado, o Fórum e Tribunal de Justiça; o Museu Zoroastro Artiaga, que abrigava o Departamento Estadual de Informação; o Edifício da antiga Delegacia Fiscal; a Procuradoria Geral do Estado, que pertencia antigamente a Chefatura de Polícia; o Centro Cultural Marieta Telles Machado, que abrigava anteriormente a Secretaria Geral; e o Edifício do Tribunal Regional Eleitoral também fazem parte dessa lista. O Coreto localizado em frente a Praça Cívica, assim como a Torre do Relógio (que fica logo atrás, na Avenida Goiás) também são monumentos tombados de Art Déco.

Ainda pelo centro, estão na lista o Museu Pedro Ludovico; o Edifício do Colégio Estadual Lyceu de Goiânia; o Edifício do Grande Hotel; e o Edifício da Antiga Escola Técnica de Goiânia, atualmente IFG. Ainda na região central é preciso destacar o Edifício da Antiga Estação Ferroviária, que está sendo reformado para virar um centro gastronômico, e o belíssimo Teatro Goiânia.

teatro-goiania

Outros pontos tombados de Art Decó em Goiânia são a Mureta e Trampolim do Lago das Rosas; o Edifício do Antigo Palace Hotel, atualmente Biblioteca Cora Coralina; e o Edifício da Antiga Subprefeitura e Fórum de Campinas. O traçado viário dos núcleos urbanos pioneiros, fontes luminosas e obeliscos com luminárias ainda compõem essa lista.

Nossa equipe fez a viagem a convite do Holiday Inn Goiânia, com os apoios da Avianca Brasil e da Agência Municipal de Turismo, Evento e Lazer de Goiânia.