ArtRio 2020 aposta em evento híbrido com presencial menor e online

Por conta da pandemia da Covid-19, a 10ª edição do ArtRio será feita de duas maneiras. Além da tradicional feira de artes na Marina Glória, que este anos será menor para respeitar as medidas de distanciamento social, também haverá uma versão online na plataforma oficial do evento, ambas entre 14 e 18 de outubro.

Na Marina da Glória, a ArtRio vai ocupar o pavilhão principal, com a presença de cerca de 40 galerias. Seguindo todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social, o número de visitantes será limitado e com indicação de horário de entrada e tempo de permanência.

O pioneirismo da ArtRio no mundo digital existe desde 2018, com o marketplace para venda digital. Neste ano, está sendo desenvolvida uma plataforma que irá permitir a sensação de visitação da feira e das galerias presentes, incluindo diversos detalhes sobre as obras, artistas e histórico. Um chat vai permitir a conversa direta com os galeristas, além de canais para a comunicação por vídeo, facilitando a visualização de detalhes das obras e negociações. A ArtRio online contará ainda com intensa programação de eventos, como palestras, mesas redondas, performances e visitas guiadas.

Outra novidade nesta edição será a inauguração da Casa ArtRio, no bairro do Jardim Botânico, no mês de setembro. Nesse espaço, que será permanente com agenda ao longo de todo o ano, serão realizadas palestras, debates, conversas com artistas e curadores, além de exposições especiais. A Casa ArtRio também irá abrigar o MIRA, programa de vídeo arte que acontece na semana da feira com curadoria de Victor Gorgulho.

Mais do que uma feira de arte de reconhecimento internacional, a ArtRio é uma plataforma com um calendário ativo ao logo de todo o ano, realizando diferentes programas sempre com o intuito de aproximar artistas e galerias de seu público, estimular o conhecimento e valorizar a produção de novos artistas, incentivar a criação de novo público para a arte e disseminar o conhecimento da arte em projetos de acessibilidade e educação.