Ateliê do Carcará: onde são feitas as famosas galinhas de Porto de Galinhas

Quem visita Porto de Galinhas (Pernambuco) irá encontrar ao longo do destino diversas esculturas de galinhas bem coloridas. Algumas remetendo a personagens famosos, outras dando as boas-vindas ou mostrando a característica de algo próximo. Desde a década de 90 elas tomaram conta da cidade e são o maior símbolo de Porto de Galinhas. Chamam tanto a atenção de quem visita, que a curiosidade a respeito levo muito dos visitantes a conhecerem o Ateliê do Carcará, artista responsável pelas esculturas.

Nascido no Piauí, Gilberto Carcará foi criado em Olinda (cidade conhecida pelo artesanato) e mora em Ipojuca – onde fica Porto de Galinhas – desde 1997. As galinhas foram a maneira que o artista encontrou de criar algo que representasse o destino, utilizando matéria prima abundante na região e fazendo uma obra que mostrasse as cores vivas de Porto de Galinhas, o humor descontraído do seu povo e, obviamente, algo que remetesse diretamente ao nome. O trabalho de Carcará pode ser visto em toda Porto de Galinhas, mas bem em frente a feira de artesanato (ao lado do centro de informações turísticas) é possível ver algumas de suas galinhas que homenageiam grandes personalidades.

galinhas de carcará porto de galinhas

Porto de Galinhas recebe esse nome por algo triste que acontecia na região, já que o vilarejo foi porto para navios negreiros clandestinos trazendo escravos da África. Para anunciar a chegada da “mercadoria”, os responsáveis gritavam que as galinhas haviam chegado no porto. Carcará acredita que sua obra ajudou a mudar a conotação triste que o nome carregava e fazer com que hoje Porto de Galinhas seja lembrado mais pelo seu trabalho em todos os cantos do que pela história.

A importância do artista plástico para Porto de Galinhas é tão grande que o nome da rua que abriga seu ateliê foi dado em sua homenagem. Na Rua Carcará, 8 (acesso pelo km 7 da rodovia Pe-009) fica o local onde ele cria as famosas galinhas e outras obras de arte que são destaque no cenário brasileiro e mundial. Aberto de terça a domingo (09h às 17h), o Ateliê do Carcará é a oportunidade de conhecer pessoalmente o artista, suas obras lindíssimas e ver de perto ele criando. Não é incomum entrar e ver Carcará trabalhando, e mesmo assim sendo simpático e dando atenção a todos que ali visitam.

ateliê do carcará fotos

Uma das explicações que recebemos, de grande importância, é que para fazer as galinhas Carcará utiliza apenas troncos de coqueiros mortos. Ele faz questão de ressaltar esse fato e mostrar que apesar do grande número de encomendas, como os coqueiros são abundantes na região, ele consegue fazer sua obra sem agredir a natureza.