Atividades na Patagônia chilena durante o verão

O Chile acaba de vencer a 22ª edição do World Travel Awards na categoria melhor destino de aventura. O país é uma ótima escolha para os que querem praticar atividades diferentes e curtir bons momentos de adrenalina. Para os aventureiros de plantão, um destino certo é a Reserva Biológica Huilo Huilo, distribuída em uma área de mais de 100 mil hectares, com uma riqueza de espécies nativas animais e vegetais e que oferece uma variedade de esportes de aventura. O verão em Huilo Huilo tem atividades como trekking, mountain bike, rafting e tirolesa, além de cavalgada, pesca e passeio de caiaque.

As tirolesas compreendem desde a tirolesa infantil (com 40 metros de comprimento e 2 metros de altura), a tirolesa Huilo Huilo (com 35 metros de altura e 180 metros de comprimento) e a tirolesa XL, considerada uma das mais radicais da América do Sul: 90 metros de altura e 500 metros de comprimento.

O Salto Huilo Huilo é um trekking onde é possível visitar diferentes mirantes, que oferecem vistas espetaculares para cachoeiras e observação da rica flora existente dentro da Reserva. A trilha acompanha o curso do Rio Fuy e passa por uma formosa cachoeira com 40 metros de altura. Mais à frente, chega-se ao Salto O Puma, com aproximadamente 30 metros de altura, que oferece uma maravilhosa vista do rio e exuberante vegetação.

Além disso, Huilo Huilo tem um Bosque Nevado que fica aberto apenas no inverno, entre os meses de julho e setembro. No entanto, por ter neve quase o ano todo, há atividades típicas do frio, mas que também podem ser feitas no verão, como trekking no vulcão Mocho-Choshuenco, ski randonee e caminhadas em raquetes de neve.

Para aqueles que preferem algo menos radical, uma das atividades mais populares da reserva são as cavalgadas, nas quais o hóspede pode passear entre montanhas, bosques primários e conhecer diversas espécies de pássaros e rios da Patagônia. Além disso, existem rotas educativas – tours que levam os turistas para o meio do bosque da Patagônia chilena e ensinam sobre as pequenas formas de vida que existem na área. Com a ajuda de lupas, os viajantes podem observar os minúsculos cogumelos e a linda flora e fauna do bosque.

Ainda há a visita fotográfica às Termas do Lago, que de acordo com as crenças locais têm poderes curativos. Uma vez cruzado o lago, há cais e plataformas de madeira elevadas sobre o bosque. As piscinas são troncos ocos separados uns dos outros em quase 10 metros, onde a água se mantém entre 35º e 40ºC.

Em termos de hospedagem, o grande destaque fica por conta de três hotéis com design diferenciado e formato surrealista: o Montaña Mágica – que imita o formato do vulcão Nothofagus – e o Reino Fungi – que se assemelha à forma de um cogumelo. Para os amantes de uma boa cerveja, dentro da Reserva funciona a Cervejaria Petermann, onde é possível conhecer o processo cervejeiro e provar os quatro sabores produzidos no local. As bebidas são encorpadas, sem aditivos e elaboradas com 100% malte. Arrume as malas e corra para o lugar mais mágico do mundo!