As principais atrações de Natal em Nova York

Passar o Natal em Nova York e poder vivenciar aquela magia que acompanhei pelos filmes sempre esteve nos meus sonhos. Algo que me desanimava era o clima frio e muitas vezes a neve que cai nessa época. Por isso, programei minha viagem para o final de novembro, quando o clima está menos frio e a cidade já está decorada de Natal. Acertei nessa aposta? Conto os detalhes neste relato.

Sem deixar muito suspense, confesso que acertei sim! No final de novembro – se quiser acertar ainda mais, início de dezembro – Nova York já respira o Natal. Boa parte da cidade já está com decoração de Natal e muitas atrações natalinas já estão funcionando. E eu que fugia da neve em Nova York, ainda contei com um dia de neve fora de época, o que foi bem interessante, porque pude vivenciar os prós e contras da neve em uma metrópole. Mas isso é assunto para um outro post.

Uma atração ícone do Natal em Nova York é o Rockefeller Center e sua grande árvore de Natal, a poucas quadras do The Lexington Hotel, que nos recebeu nos últimos dias da viagem. No final de novembro, toda a área da Rockefeller Plaza já estava lindamente enfeitada para o Natal, com os anjos, bolas e pequenos enfeites de Natal nos canteiros, bem como as lojas no entorno. Outra atração que já estava em funcionamento era a tradicional pista de patinação no gelo. Até a grande estátua de Prometheus está rodeada de itens decorativos, como os simpáticos soldados de chumbo ladeando a entrada do prédio escoltado pela escultura. Já a Árvore de Natal ade mais de 20 metros de altura, ainda estava em construção na época que estive por lá, mas teve sua inauguração no dia 28 de novembro, uma semana após meu retorno. Não deixe de visita a praça também à noite, toda iluminada e claro, com as mais de 50 mil lâmpadas iluminando a árvore.

natal rockefeller center

Se a busca for por Mercados de Natal, vale anotar os seguintes endereços. Na Union Square, um corredor com mais de 100 cabines vermelhas e brancas enchem o Union Square Park para o mercado anual de Natal. São itens de qualidade, muitos artesanais e com preços acessíveis, além de cupons para empresas locais no balcão de informações. O mercado abriu em 16 de novembro e fechará em 24 de dezembro. Ao lado do Mandarin Oriental New York, que nos recebeu na cidade no início da viagem, foi montado no dia 28 de novembro, o Columbus Circle Holiday Market, na esquina oeste do Central Park. A feira traz brindes e presentes para todas as idades e fica aberta até 24 de dezembro. Já no Grand Central Terminal, o Grand Central Holiday Fair oferece um mix diversificado de produtos em um ambiente elegantemente decorado, desde 13 de novembro, também até 24 de dezembro.

Outro ícone do Natal em Nova York são as vitrines de Natal da loja de departamentos Saks Fifth Avenue, localizada na 5ª Avenida, em frente à Rockefeller Plaza, na altura da 49th Street. As famosas vitrines já estão decoradas com centenas de luzes de Natal e mais decorações de inverno, seguindo o tema “Theater of Dreams”, traduzindo “Teatro de Sonhos”. Além disso, projeções com sons são um espetáculo a mais (foto).

vitrine natal saks

Outra loja que investe em decoração de Natal é a Macy’s, localizada entre as ruas 34 e 35. O tema deste ano é “Believe in the Wonder of Giving”, traduzindo “Acredite na Maravilha de Doar”. No interior, uma grande árvore de Natal e uma representação do Papai Noel, dão um toque natalino ainda mais mágico à loja.

Em Downtown, aproveite para visitar a estação Oculus (foto) que também já está toda enfeitada para o Natal, com direito a promoções nas principais lojas no interior da estação. No Brooklyn, mais de 100.000 visitantes natal na oculuschegam ao bairro de Dyker Heights, para ver as decorações de Natal mais extravagantes da cidade. Esta excursão, organizada por moradores do Brooklyn, passa nas casas decoradas para a temporada enquanto conta a história de como “Dyker Lights” começou há quase 40 anos. Aproveite que já atravessou a ponte e assista à versão do clássico de Natal reimaginada pelo Brooklyn Ballet, com uma mistura de hip-hop e balé, apresentada no icônico Kings Theatre em Flatbush, no dia 14 de dezembro de 2018.

E por falar em espetáculos, a cidade tem uma grande variedade de entretenimento festivo nesta época. Um dos shows que começa mais cedo, ainda em novembro, se estendendo até dia 1º de janeiro é o Radio City Christmas Spectacular protagonizado pelas Rockettes, com seus figurinos extravagantes e impressionante produção de ponta. Um outro clássico do Natal em Nova York, apresentado todos os anos desde 1954, é o “Quebra-Nozes“, um balé de dois atos com coreografia do famoso co-fundador do New York City Ballet. A aclamada Orquestra Filarmônica de Nova York irá apresentar as músicas ao vivo de John Williams do clássico filme de Natal “Esqueceram de Mim”, nos dias 20 e 21 de dezembro de 2018.

Na Broadway, as estrelas do American Idol Ruben Studdard e Clay Aiken estão juntos para um show de variedades para férias em família. Eles estarão cantando suas músicas favoritas, fazendo alguns esboços e conversando sobre suas tradições natalinas em casa. O espetáculo “Ruben & Clay’s First Annual Christmas Show” acontece de 07 a 30 de dezembro no Imperial Theatre. E o Grinch também invade o Natal novaiorquino no espetáculo “Dr. Seuss’ How the Grinch Stole Christmas! The Musical” que acontece de 13 a 30 de dezembro no Hulu Theater no Madison Square Garden.

Ainda dá tempo de curtir o Natal em Nova York e registrar tudo usando a conexão 24 horas do chip Mysimtravel.