Aventura e adrenalina na República Dominicana

A República Dominicana é um país com beleza impactante em diferentes áreas geográficas e um clima excepcional. A cada ano cresce o número de turistas que saem da mera contemplação para curtir o incrível entorno cheio de natureza montando numa bike, voando de parapente sobre áreas naturais, fazendo rafting em rios desafiadores, mergulhando entre magníficos corais ou escorregando em tobogãs.

Os 1.575 quilômetros de litoral dominicano oferecem aos surfistas praias de todos os tipos para que possam praticar sua paixão. Os mais ousados podem desfrutar de ondas mais bravas e selvagens das praias do Rio San Juan, enquanto que aqueles com o nível intermediário têm muitas praias da Península de Samaná, no nordeste. Ali também está Cosón, uma praia virgem a 10 minutos da vila de Las Terrenas, um vilarejo charmoso. Punta Cana e Barahona também são boas por suas ondas constantes e uniformes e escolas de surfe.

Se o intuito for mergulhar,  o Parque Nacional Submarino La Caleta é a área de mergulho mais próxima de Santo Domingo, e oferece diferentes pontos e tipos de mergulho. Uma atração especial são os naufrágios, onde uma variada flora e fauna subaquáticas encontram refúgio. Um deles é o Hickory, submerso há mais de 25 anos, que está a 18 metros de profundidade. Montecristi, no noroeste, se destaca por seus recifes de corais, especialmente em Cayos Siete Hermanos, semelhante a Pedernales, localizada no sudeste. Amantes do mergulho em barcos submersos podem desfrutar em Bayahibe de uma exuberante diversidade de animais aquáticos e uma flora incrível que estão presentes no Atlântico Princess, a 12 metros de profundidade, e no St. George, localizado a 40 metros de profundidade.

Para quem quer adrenalina sobre duas rodas, os sinuosos caminhos de terra com uma vista deslumbrante da região de Puerto Plata é ideal para passear de bicicleta e curtir lindas paisagens. Há tours pelo velho caminho do rio Yásica que cruza o Parque Nacional El Choco, e há também outras opções mais arriscadas, com declives extremos e cruzamento de rios. Se a idéia é um passeio familiar, há um tour que combina um passeio de bike e um pelo rio.

Mas existem trilhas para explorar a pé, como as da região da Cordilheira Central. As cinco trilhas que levam ao cume do Pico Duarte, o mais alto do Caibe, com 3.087 metros de altura, oferecem caminhos com incríveis vistas dos bosques e arbustos, córregos e rios. Para quem curte experiências divertidas e educativas há a opção de atravessar a Reserva Nacional del Ébano Verde, em Constanza, repleto de riachos cristalinos e um bosque tropical.Além dos caminhos sinuosos, o território da República Dominicana é cortado por rios que permitem que o turista se aventure em atividades radicais. Escorregar nos tobogãs naturais, descer por cordas e saltar de cascata em cascata é uma das aventuras mais iradas da província de Puerto Plata. O tour aos 27 poços de águas naturais de Charco de Damajagua é famoso por sua dose de divertimento. Ciguapa Falls tour, com seis cascatas e 12 quedas d’água, é outro fabuloso passeio que termina em um canyon com águas azul-turquesa. Já o rio Yaque del Norte é o lugar ideal para a prática de rafting, por sua riqueza em fluxo de águas e inúmeras corredeiras, alguns de dificuldade intermediária. A aventura dura três horas e os passeios incluem traslados, equipamentos e uma refeição típica no final. Ideal para quem procura uma alta dose de ação e adrenalina.

Opções para o turismo de aventura não faltam na República Dominicana, por isso não deixe de garantir bons preços nos hotéis, reservando por aqui. Assim você também ajuda o Maior Viagem a se manter no ar, sem pagar nada a mais por isso.