The Aviary NYC: uma viagem pela coquetelaria

Durante minha hospedagem no Mandarin Oriental New York fui convidado a conhecer o recente The Aviary NYC, segundo restaurante do cinco estrelas de Manhattan. Localizado no 35º andar – mesmo da recepção – o bar e restaurante proporciona uma experiência na coquetelaria que envolve os cinco sentidos.

A experiência sensorial começa com a visão. Além da decoração contemporânea com luminárias curvas no teto e um mobiliário estiloso, as grandes janelas do ambiente proporcionam uma vista espetacular do Central Park e de Manhattan. Se tiver a oportunidade, sente-se próximo a elas. A audição também tem seu estímulo com uma trilha sonora bem agradável, em volume ideal para entreter o público.

A ideia do The Aviary NYC vem de Chicago. Concebido pelo chef Grant Achatz e Nick Kokonas, o restaurante incorpora a inovação da coquetelaria à cultura da cidade de Nova York. Da Drink Kitchen saem os coquetéis e os pequenos pratos, confeccionados aos olhos curiosos dos clientes em ambiente aberto com fachada de vidro. Sim, as estrelas do menu são os drinks servidos em copos e taças exclusivos, combinando sabores e trazidos à mesa em uma apresentação singular a cada um deles.

O menu apresenta uma carta de drinks bem interessante, mas a melhor opção é seguir o menu degustação de três etapas, como nós fizemos. Nessa experiência, os outros três sentidos – paladar, olfato e tato – serão estimulados com certeza. São apresentados três grupos de drinks, onde um deve ser escolhido para harmonizar com um prato surpresa selecionado pelo chef. Claro que são levadas em conta, previamente, restrições alimentares e possíveis alergias.

Para primeira etapa, optei pelo Zombie Panda, um drink frutado e ácido feito a base de pisco, com limão, lichia e gelo de framboesa. Já o João, escolheu o Mimosa, uma releitura do clássico coquetel que no Aviary é feito com champanhe e gelo de laranja e licor Galliani. Ambos acompanhando o Matsutake Mushroom – um tartar de matsutake (cogumelo) com pinhão assado e huckleberries.

Na segunda etapa, Nigiri Kaisen – uma releitura de sushi, com peixe servido sobre um canudo de arroz envolto por alga crocante, delicioso. A minha harmonização foi com o In The Rocks, um drink bem interessante a base de rum, vermute doce e damasco, servido dentro de uma esfera de gelo. Junto ao drink, um estilingue para auxiliar a quebrar o gelo – literalmente – e expor o líquido. Sensacional. A escolha do João foi pelo 20,000 Bluberries Under The Tea, um drink progressivo, ou seja, ao longo do tempo o sabor vai se intensificando, feito a base de brandy de maçã com tomilho, hibisco e blueberry, servido em uma garrafa bem estilosa.

the aviary nyc experiencia

Finalizamos nossa experiência com o Purple Haze feito com rum, baunilha, chá de rooibos e violeta; e o The Aviary Abides, que recebe o nome do bar e feito com vodka, café, cereja e sorvete. Para acompanhar, o saboroso e macio A5 Miyazaki Wagyu servido com blooming onion e brócolis salteados. Fechando com chave de ouro nosso jantar.

Se quiser estender sua noite, experimentando outros drinks especiais, sugiro perguntar onde fica o The Office, um bar dentro do bar. Esse espaço no melhor estilo speakeasy fica ao lado da cozinha do The Aviary e guarda surpresas bem agradáveis, já que apresenta bebidas raras e vintage. Uma oportunidade única para uma experiência etílica inesquecível.

the office mandarin nyc

O The Aviary NYC tem capacidade para 90 pessoas e está aberto aos hóspedes e público passante, de segunda a quinta das 18h às 23h30; sextas de 17h às 23h30; e nos finais de semana de 11h às 14h30 e das 18h às 23h30. Uma excelente forma de começar sua noite em Nova York. Compartilhamos todos os detalhes da viagem em nosso Instagram, usando a conexão 24 horas do Mysimtravel.