Azul encerra acordo de codeshare com a Latam

A Azul comunicou ao mercado o encerramento de acordo de codeshare com a Latam. A notícia pegou de surpresa o mercado, que esperava até uma ampliação da parceria.

O acordo entre as duas companhias aéreas tinha sido iniciado em agosto do ano passado e será encerrado um ano depois, em 22 de agosto deste ano. Segundo a Azul, a previsão de operar até 90% da malha aérea pré-pandemia até dezembro deste ano fez a empresa repensar a parceria.

No comunicado enviado à imprensa, a Azul afirma que o acordo de codeshare com a Latam “foi uma alternativa em nossa resposta à pandemia”. Segundo a empresa, no fim do primeiro trimestre desse ano consultores financeiros contratados estão estudando ativamente oportunidades de consolidação. “Acreditamos que o encerramento do codeshare pela LATAM seja uma reação ao processo de consolidação”. disse John Rodgerson, CEO da Azul. 

A Azul tem aproximadamente 700 voos diários para mais de 110 destinos. Com uma frota operacional em torno de 140 aeronaves e mais de 9.500 funcionários, a Companhia possui 203 rotas em 31 de dezembro de 2020.