Azul lança tapete de realidade aumentada para garantir distanciamento social

Entre as medidas adotadas pela Azul em virtude da pandemia da covid-19, a companhia aérea está usando um tapete de realidade aumentada para garantir o distanciamento social durante o processo de embarque em suas aeronaves. Por enquanto o método está disponível em Curitiba, mas outros 17 aeroportos passarão a contar com a novidade até o fim do ano.

Junto com o tapete, os clientes são chamados ao embarque conforme o seu assento no avião. O Tapete Azul é composto por um conjunto de projetores e monitores, que, por meio de realidade aumentada, indicam ao Cliente o momento certo de embarcar. No chão, os projetores formam um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento. Dessa forma os  convocados para o embarque ficam a quatro metros de distância entre si.

A tecnologia foi criada e desenvolvida pela paranaense Pacer Tecnologia. Ela se chama WaveMaker e usa sistemas de inteligência artificial e projeção sobreposta para criar um efeito de movimento orgânico, tornando o processo de embarque mais confortável passageiro. A inovação, segundo estima a Azul, vem proporcionando uma diminuição de cerca de 25% no tempo em que uma pessoa leva entre embarcar e sentar dentro do avião. O sistema chama de forma intercalada nossos Clientes a fazerem o embarque, tornando o processo mais fluido para quem está viajando.

O Tapete Azul já está em fase de testes em Goiânia e em Viracopos, principal aeroporto da Azul e maior centro de distribuição da América do Sul. A expectativa da companhia é de que o tapete desembarque até o fim do mês no Santos Dumont, no Rio, em Salvador e Belo Horizonte. Confira abaixo um vídeo sobre o funcionamento: