Rafting e banho no rio Aar em Berna

Na falta de praias, uma das formas de curtir o verão na capital suíça é aproveitar as águas frias, azuladas e limpas do rio Aar (Aare em alemão), que passa pela capital a partir dos Alpes berneses. Não importa a atividade, o importante é se refrescar na estação mais quente nadando, surfando no rio, praticando rafting, andando de stand-up, entre outros.

O rio Aar é o principal e maior rio que corta a Suíça com quase 300km de extensão, sendo na realidade um afluente do Rio Reno, que corta a Europa de norte a sul. É justamente lá que os moradores – e visitantes – de Berna aproveitam o verão suíço, seja em um mergulho rápido no intervalo do almoço ou em um passeio pelo rio. Há rumores de que era fácil ver biquínis e calções de banho pendurados para secar nas varandas dos Conselhos Federais.

Em determinadas áreas do rio Aar é permitido nadar, aproveitar para relaxar nas boias do Aare tubing, praticar rafting em grandes botes, deslizar pelas águas em uma prancha de stand-up paddle e para quem gosta de adrenalina, surfar no rio, sendo puxado por uma lancha. Quer pular no Aar assim que acordar? A sugestão é acampar no Eichholz, um local de onde os campistas podem sair direto de suas barracas e aproveitar para fazer churrascos, tocar violão ao redor da fogueira, equilibrar em um slackline e jogar vôlei de praia.

Os turistas também podem aproveitar os banhos de sol com vista para o Parlamento. A maioria dos banhistas do Aar mergulham na piscina Marzili, que fica logo abaixo do Edifício do Parlamento. Antigamente os banhos eram separados por gênero, mas atualmente há uma mistura de estudantes, famílias, aposentados e turistas no gramado para banhos de sol. Há também uma piscina infantil, uma seção apenas para mulheres e uma piscina de mergulho.

Já mergulhou no rio Aar? Deixe seus comentários sobre sua experiência. Se pretende aproveitar o verão em Berna, faça a sua reserva de hotéis e compre o seu chip internacional para registrar todos os momentos que você irá presenciar no Festival. Ao fazer através dos links dessa matéria, você ajuda a manter o Maior Viagem sempre atualizado, sem pagar nada mais por isso