Nove dicas de bar gay em Londres na região do Soho

Londres é uma das cidades mais friendlys do mundo. O estilo cool e alternativo da cidade atrai milhares de turistas LGBTs e apesar de diversas regiões da cidade já abrigarem point dedicados a esse público, é no Soho (bem na região central da cidade) que você encontrará a maior quantidades de bares gays em Londres.

Apesar da homossexualidade ter sido descriminalizada no Reino Unido apenas em 1967, Londres já era um destino gay antes mesmo disso. Rictor Tonson, autor de “Mother´s Clap Molly House: The Gay Subculture in England”, afirma que na década de 1720 tinha mais pub gays do que nos anos 1950. Porém, foi na década de 70 que a cultura LGBT ganhou mais força no local, por conta da luta dos direitos civis, e foi no final dessa década que o Soho começou a se tornar o bairro gay de Londres. Nos anos 90 a cena gay na cidade explodiu e o Soho se tornou o lugar na cidade para quem procura um bar gay em Londres. Até hoje milhares de locais e turistas lotam os pubs, bares e clubs dispostos quase que lado a lado (confira no mapa como são próximos). Por isso, fizemos uma lista com os melhores em 9 dicas de bar gay em Londres na região do Soho.

mapa-bar-gay-londres-soho

admiral-ducan-bar-em-londresAdmiral Duncan (1)

Aberto em 1832, o Admiral Duncan é um dos bares gays mais antigos de Londres. Porém, sua história e fama mais recente acabou acontecendo por dois fatos bastante tristes: Em 30 de abril de 1999 um ataque a bomba neo-nazista no local matou 3 pessoas e feriu mais de 70; e em 2006 sua fachada teve suas cores modificadas por uma lei local que proibia a exposição das bandeiras do arco-íris classificando-as como propaganda.

Felizmente os dois casos acabaram fortalecendo ainda mais a cena LGBT londrina. No primeiro, o fim de semana seguinte ao atentado foi marcado por uma grande mobilização de suporte as vítimas e o caso acabou aproximando a polícia da comunidade gay. O segundo foi que a pressão e acusação de homofobia fez com que a decisão fosse revertida pelo prefeito de Londres e as bandeiras puderam voltar a esse e aos outros bares da região.

Toda essa importância histórica, somada ao clima de pub tipicamente londrina atrai seus frequentadores. Muita cerveja sendo servida na parte interna e na área externa sinalizada por cordas, uma icônica jukebox com sucessos dos anos 80 e 90 e shows de cabaret e drag aos finais de semana. Tudo isso bem no coração da Old Compton St, um plus a mais para quem quer ver e ser visto.

Comptons-bar-sohoCompton´s of Soho (2)

O prédio que hoje abriga o Compton´s Soho tem importância história para a cena de bar gay em Londres. Construído em 1890 para abrir o Swiss Hotel, na década de 1950 o prédio foi renomeado The Swiss Tavern e, muito antes do Soho virar o bairro gay de Londres, já era conhecido como “não inteiramente hétero”. Em 1986 recebeu o nome atual e junto oficialmente virou um bar gay no Soho.

O pub em estilo vitoriano foi eleito pela revista QX em 2006 como “a grande dama da rua queer”. Frequentado pelo público de bears, bikers e leathermen é o ponto de encontro dessa tribo na região do Soho. Apesar disso, o segundo andar oferece um ambiente mais calmo e em estilo lounge. Mas a graça é mesmo no térreo, onde o espaço do bar é bastante disputado inclusive por turistas. Um pub em sua essência máxima, bem convidativo para o público gay.

The-Duke-of-Wellington-bar-gay-sohoThe Duke of Wellington (3)

Outro bar em Londres que é bem no estilo pub, o The Duke of Wellington vai bem na mesma linha dos dois anteriores, onde os frequentadores estão mais preocupados em beber cerveja e curtir a entrada e saída da gente. Se tornou um bar gay em setembro de 2011 e desde então não se esforçou muito para mudar o estilo do “Rat and Parrot”, que ocupava o endereço anteriormente. Claro, menos a frequência que se tornou mais friendly.

rupert-street-bar-gay-londresRupert Street (4)

Com um clima menos fechado que os pubs (que digam os enorme janelões nas paredes), o Rupert Street, tem um clima mais cool e um ambiente que remete mais a ser frequentado pelos executivos em um happy hour, a ver pela roupa usada por seus frequentadores.

O bar charmoso é conhecido também por sua equipe musculosa que encanta os olhos dos frequentadores. Há quem diga que ele tem um clima meio “Queer as Folk”. O fato é que é mais chique que os pubs anteriores e mais calmo que os bares gays de Londres que depois viram balada. Um lugar para quem gosta de um ambiente mais calmo ou quer se aquecer para a noite que está apenas começando.

The-Yard-Bar-Gay-LondresThe Yard Bar (5)

Outro bar gay em Londres, na região do Soho, com um clima bem diferente é o The Yard Bar. Um corredor te leva a um jardim interno super agradável. Esqueça aquela ideia de bar gay agitado com muita pegação. Aqui é um ambiente mais para curtir com os amigos e beber e comer algo no início da noite.

Mas isso não significa que não seja frequentado, especialmente aos finais de semana, pelo púbico mais comum do Soho. Será possível ver, e até paquerar, um público bonito e até mesmo corpulento ao lado de um pessoal com uma vibe mais chique ou intelectual. Tem para todos os gostos.

gay-bar-londonG-A-Y Bar (6)

Um dos mais coloridos e pops bares gays de Londres, o G-A-Y tem três andares com muita cor, brilho e música das divas pops tocando e passando nas TVs. É um bar agitado, principalmente frequentado pelo público mais jovem, que depois vai curtir o resto da noite em algum club, incluindo o G-A-Y Late que é do mesmo grupo.

Espero muito cor de rosa, muito gliter e muiata bateção de cabelo enquanto se animam para a noite que está apenas começando. No seu subsolo o ambiente é dominado pelas Lésbicas, embora não seja de frequência exclusiva.

Ku-bar-sohoKU Soho (7)

Outro bar no Soho com a atmosfera bem parecida é o Ku Soho. Em apenas dois andares e menor costuma ficar bem cheio também do mesmo público, principalmente o jovem. Para atrair essa frequência muita musica pop e atendentes bonitos te esperam lá dentro. Há também um espaço dedicado para lésbicas.

village-bar-gay-londres-sohoVillage (8)

Em uma das equinas mais chamativas do Soho, o Village tem quatro bares distribuídos em três andares. A bebida não é barata e a frequência bastante diversificada. Mas é um lugar interessante para conhecer um pouco da mistura da cultura LGBT de Londres.

Seu ponto estratégico é quase um convite a entrar e vale dar uma conferida no ambiente, nos shows de gogo boys e drag queens que se apresentam por ali. Há quem diga que é muito para turistas, mas se estamos viajando o que somos mesmo?

Circa-bar-soho-londresCirca (9)

Agora se você está procurando um point dos locais e dos homens mais bonitos, o seu destino deve ser o Circa. Ele fica poucos passos mais afastado do parte mais agitada do bairro gay de Londres, o Soho, mas é muito próximo e por isso pode fazer parte de um tour por todas essas dicas de bar gay em Londres que citamos.

Inaugurado apenas em 2011 é o mais novo dos points do Soho. Aos finais de semana sua calçada fica lotada de rapazes lindos que fazem ali o aquecimento para a noite, apesar do fundo do bar ter DJ tocando. Algumas poucas mesas e lounges são disputados, mas o ambiente é muito agradável e é definitivamente o lugar para se visitar atualmente quando falamos de bar gay em Londres.

Nossa viagem para Londres foi a convite do Visit Britain e contou com os apoios do Brit Rail Pass, do chip internacional Mysimtravel e dos hotéis The Westbury Mayfair e Shangri-la London.