Barco Cisne Branco e a Orla do Guaíba

Orgulho dos moradores de Porto Alegre, o Guaíba é um marco icônico para a cidade. O que muitos chamam de Rio, na verdade é um lago. Mas isso pouco importa, já que moradores e turistas têm pelo Guaíba uma admiração notável. Por isso, qualquer viagem para Porto Alegre precisa incluir no roteiro uma visita ao Guaíba e existem dois interessantes passeios para fazer por lá.

O primeiro deles é a chance de navegar pelo Guaíba e nossa dica é fazer o passeio no Barco Cisne Branco. O barco é uma referência no turismo fluvial em Porto Alegre e recentemente teve que ser reformado após sofrer danos por uma intensa tempestade que caiu na cidade. Com passeios regulares partindo do Portão Central do Cais do Porto de Porto Alegre, que possui um significado especial na história da cidade, pois era o ponto de chegada de todos os navios de passageiros, inclusive de nossos imigrantes, esse passeio de barco em Porto Alegre leva cerca de uma hora.

barco-cisne-branco

Ao longo do trajeto é possível ver o skyline do centro de Porto Alegre de um ângulo diferente e especial, a famosa Usina do Gasômetro (ponto turístico e centro cultural, atualmente em reforma, da cidade), o complexo das docas (que tem um projeto para ser revitalizado e virar um local para restaurantes, bares e centros culturais), as ilhas e ainda conferir a revitalizada Orla do Guaíba. O passeio parte todos os dias as 10h45min, 15h e 16h30min; sendo que apenas o horário de 15h não precisa de um mínimo de 15 pessoas para acontecer. O custo é de R$ 35. Outra excelente opção é curtir o passeio do happy hour, que conta com música ao vivo (R$ 40). Nos meses de abril a setembro ele é oferecido aos sábados, domingos e feriados às 16h30 e de outubro a março tem todos os dias às 18h30. Há ainda outras opções que precisam de agendamento prévio e podem ser vistas no site oficial.

O Barco Cisne Branco é o único que oferece acessibilidade. Sua estrutura conta com 3 andares. O mais baixo é onde acontecem eventos e funciona como uma boate. O andar de acesso é onde fica o restaurante/bar que serve comidas e bebidas em todos os passeios. Mas é no andar de cima que fica o melhor lugar para curtir o passeio e admirar a vista, já que é totalmente aberto.

Antes ou depois de fazer o passeio no Barco Cisne Branco, outra dica é conhecer a recém inaugurada Orla do Guaíba. Evite finais de semana, pois está ficando muito cheio, mas não deixe de andar pelo calçadão, aproveitar os decks que avançam no Guaíba para tirar fotos, sentar nos bancos e contemplar a paisagem (quem sabe um pôr do sol) e ver o movimento intenso de turistas e moradores. Em breve serão abertos os restaurantes e bares que promete deixar essa Orla do Guaíba ainda mais especial e movimentada. A conferir!

orla-do-guaiba

Nossa viagem para Porto Alegre foi a convite do Holiday Inn Porto Alegre e teve apoio de Avianca BrasilSiga Experiência TurismoDiretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau.