A capital do inverno na América do Sul

San Carlos de Bariloche, na Patagônia Argentina, dada sua localização privilegiada entre florestas e montanhas, é conhecida no mundo todo pela neve que faz a alegria dos turistas, especialmente os vizinhos brasileiros que somaram, nos últimos 10 anos, mais de 300 mil. Neste ano, as primeiras nevascas já pintam de branco, desde meados de abril, os pontos mais altos da cidade, moldando cenário e trazendo o prenúncio de uma grande temporada de neve: há quase um mês, a temperatura se mantém muito baixa todas as noites, com média de -4°C.

Prevista para ficar no ar nos meses até junho, a campanha “Bariloche, o melhor inverno do Brasil” tem o objetivo de atingir os potenciais viajantes e levar, nesta temporada de inverno, 30 mil brasileiros para o destino. E, para evidenciar as atrações e eventos que ocorrem entre os meses de julho e setembro, conta com veiculação nacional na mídia e ações diretas com o público na capital paulista, com exibição na Linha Verde do Metrô e ação de interação no Morumbi Shopping. A campanha prevê atuação nas redes sociais, por meio de fotos, vídeos e integração com a hashtag #MelhorInvernoDoBrasil.

Investimentos no Lago Nahuel Huapi e em toda a cidade, novas cervejarias e restaurantes, hotéis renomados e festas são as principais novidades para a temporada. Neste ano, os passeios no lago terão um novo barco, o mais moderno catamarã da Argentina: trata-se do Gran Victoria. Com capacidade para 250 passageiros, percorrerá em uma hora o trajeto Puerto Pañuelo e Puerto Blest com uma navegação muito agradável e confortável, com serviços de bordo e com um diferencial: as paradisíacas paisagens que a cidade oferece.

A infraestrutura urbana também apresenta novidades: a tradicional Rua Mitre está renovada e apresentará um visual ainda mais bonito. Os turistas serão testemunhas desta modificação que tem como objetivo transformar o coração de Bariloche em um espaço moderno e com identidade local. Além disso, uma das mais tradicionais chocolaterias da cidade ganha um novo endereço, em pleno centro da cidade. Considerando um dos grandes atrativos, o grande circuito de cervejas artesanais de Bariloche ganha novos locais e propostas. Uma nova fábrica de cerveja será inaugurada neste inverno, se confirmando como uma das principais novidades em matéria de gastronomia. Já são mais de 20 estabelecimentos que oferecem a bebida e a cidade soma cinco fábricas artesanais.

O Cerro Catedral oferece atividades para toda a família e as melhores pistas de esqui. Além disso, esta temporada apresenta uma renovada plataforma para otimizar as compras online e um aplicativo para rastrear e compartilhar todos os detalhes das férias em meio a montanha. Com 2.180 metros de altura, o Catedral é a maior estação de esqui de Bariloche e da América do Sul. Aberto entre segundas e sábados, das 9h às 17h, possui 120 km de área esquiável com 40 tipos de elevação em 60 pistas que agradam iniciantes, intermediários, avançados e até experts na prática esportiva.

Depois de percorrer 5 km a partir da Avenida de los Pioneros, no centro de Bariloche, se chega ao Cerro Otto. O Teleférico Cerro Otto é uma das atrações mais escolhidas pelos turistas que desembarcam todo o ano na cidade. O complexo conta com uma exclusiva confeitaria que gira lentamente e permite ao visitante desfrutar de uma vista 360°. No lugar, há uma galeria de arte que conta com esculturas das obras do artista Miguel Ángel Buonarroti (modeladas diretamente das originais e certificadas pelo governo da Itália). O complexo ainda contará, a partir desta temporada, com um renovado espaço infantil e um terraço panorâmico desenhado especialmente para que as crianças possam se divertir com jogos e brincadeiras.

Quando chega a neve, o deslizamento com trenós por pistas com curvas de mais de 300 metros de extensão e caminhadas com raquetes pela floresta são as principais atrações. Ao finalizar a temporada, essas pistas ganham material vinílico e a atividade se realiza no Otto Karts, imensos anéis de borracha infláveis no estilo canadense. Uma vez que se chega ao final das pistas e para desfrutar ainda mais da montanha, é possível subir novamente até a largada no novo  Funicular de la Cumbre, um moderno sistema de transporte que leva os aventureiros de vota o topo da montanha.

Como todos os invernos, em agosto, a Festa Nacional da Neve marca o ponto alto da temporada e celebra o inverno com eventos típicos como o concurso de machados, corrida, desfiles, shows musicais e a eleição da rainha da neve.