Begijnhof, uma atração escondida de Amsterdam

Uma cidade repleta de atrativos como Amsterdam deve ser visitada diversas vezes, e acredite você sempre irá descobrir algo novo para fazer por lá. Já tinha visitado a capital holandesa algumas vezes, mas na última viagem encontrei uma prima que está morando na cidade que me indicou um passeio que nunca tinha escutado falar: o Begijnhof.

Pouco divulgado em guias da cidade, e com uma entrada particularmente nada convidativa, conhecer o local acaba sendo pouco provável. Mas o que se descobre depois que passa pela porta de entrada (que mais parece de um prédio qualquer) e do corredor que vem em seguida é um dos locais mais interessantes da cidade. Por isso mesmo espero que esse post faça você cogitar conhecer o local na sua próxima viagem para lá.

Begijnhof

O pátio interno cercado de 47 casas foi construído por volta de 1300 para servir de moradias a mulheres católicas que se dedicavam a caridade aos pobres e doentes sem fazer votos religiosos. Elas se consideravam obrigadas a assistir à Santa Missa todos os dias, embora estivessem livres para deixar o local a qualquer momento para se casar. As chamadas Beguínas deram origem ao nome do local, que embora hoje não tenha mais nenhuma moradora dessas, ainda abriga mulheres e tem um clima bastante religioso.

Além do lindo jardim do pátio interno e das casas em estilo típico holandês, incluindo uma com faixada original de madeira (a de número 34), é possível conhecer uma pequena igreja bem ao centro do jardim e uma capela escondida, usada durante a perseguição aos católicos.

A entrada é gratuita e o local fica aberto diariamente das 09 às 17h. Não se acanhe em empurrar a porta e conhecer esse pequeno oásis no meio da cidade. Certamente será um passeio que você irá guardar na memória e ainda renderá boas fotos.

O Maior Viagem te ajuda a montar a sua viagem para Amsterdam! Reserve seu hotel e compre ingressos antecipados com desconto para museus na cidade através dos links.