Umas das principais atrações de Londres, Big Ben pode ficar em silêncio por até três anos

Segundo o jornal “The Sunday Times” uma das principais atrações de Londres pode ficar em silêncio por até três anos. O motivo seria uma reforma urgente no relógio que foi construído em 1859. Segundo o jornal o mecanismo de funcionamento, que pesa cinco toneladas, está prestes a falhar.

Apesar de não haver problemas estruturais no prédio, situado no Palácio de Westminster, o plano de restauração que já teria sido aprovado pelo comitê administrativo da Câmara dos Comuns prevê a instalação de um elevador na torre e a modernização da mesma para melhorar os requisitos de segurança.

Especialistas estimam que poderá ser necessário até três anos sem funcionamento para concertas as falhas nas agulhas e o desequilíbrio no pêndulo, que tornam cada vez mais difícil que o famoso relógio faça parte da chamada “pontualidade britânica” e informe com precisão a hora certa.

Essa não seria a primeira vez que o Big Bem seria silenciado para manutenção, sendo a última em 2007. Em outras duas ocasiões os motivos do silêncio foram outros: em 1976 uma falha no sistema e em 1916 para evitar que os zepelins alemães utilizassem o relógio como ponto de referência de navegação durante a I Guerra Mundial.