Observando os pássaros em Brotas

Nacionalmente conhecida como a capital do turismo de aventura e ecoturismo, Brotas em São Paulo se beneficia dos anos de cuidado com a natureza e da opção por práticas responsáveis do turismo: além de contar com inúmeras nascentes, rios e cachoeiras, a região mantém uma grande parcela de mata nativa, o que permite reunir uma considerável variedade de espécies de aves voando livres, um convite e tanto para quem aprecia a natureza e a prática de birdwatching. Essa prática de observação de pássaros é uma atividade já bem difundida entre turistas estrangeiros, que vêem no Brasil uma oportunidade única de conhecer novas espécies, mas qualquer um, de qualquer idade, também pode “passarinhar”.

Um dos locais mais propícios para esta atividade em Brotas é o Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta. Situado numa área de transição de Cerrado para Mata Atlântica, o sítio turístico, que funciona como hotel, oferece serviço de day use e possui vários habitats diferentes, com rica avifauna. Já foram catalogadas cerca de 200 espécies de pássaros no local, o que é considerado um número bem elevado pelos especialistas.

O trabalho foi muito além da observação das espécies, como conta a bióloga e ornitóloga Milena Corbo: “Registramos as aves presentes na propriedade através de fotos e gravações com gravador e microfone específicos. Preparamos um folheto com fotos e informações da biologia de algumas aves selecionadas, num mini-guia, disponível aos turistas, e também distribuímos por algumas trilhas placas informativas de algumas aves que ocorrem nesses locais”.

Graças a esse trabalho minucioso, o Circuito de Birdwatching no Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta pode ser realizado livremente, mas o hotel também oferece a opção de um circuito com acompanhamento de guia especializado. Neste caso, é necessário fazer uma reserva com mínimo de 48 horas de antecedência, para grupos de 1 a 10 pessoas.

Endereço: Rodovia Paulo Nilo Romano, KM 124,5 – Brotas/SP – Telefone: (14) 3653-1382