O melhor da gastronomia aliado a boa hospedagem

Enquanto viajamos, uma das coisas que prezamos em nossos roteiros é aliar boa gastronomia aos destinos que estamos visitando, seja um restaurante badalado ou até mesmo algum local com comida típica. Esse costume vem crescendo cada vez mais entre os viajantes que gostam de boa gastronomia e na Europa isso pode ser aliado a boa hospedagem.

A gastronomia europeia é mundialmente conhecida e cobiçada: detém os principais títulos internacionais da categoria, como o pódio da premiação da revista britânica Restaurant. Três países, em especial, guardam verdadeiros achados, com direito a estrelas Michelin e comida local, são eles: França, Itália e Inglaterra.

No coração de Paris, mais precisamente no 1º arrondissement, o Hotel Le Burgundy abriga o restaurante Le Baudelaire, que ostenta uma estrela Michelin. A experiência é única por diversos motivos, a começar pelo próprio salão, montado ao redor de um pátio envidraçado e decorado com grandes espelhos. Uma incrível adega de 500 garrafas dá uma ideia da variedade que pode preencher as taças dos clientes. A cozinha estrelada é obra do chef Pierre Rigothier, com passagens por outros prestigiados restaurantes parisienses e londrinos. O cardápio inclui pratos sazonai, já que Rigothier utiliza ingredientes da estação vigente para conseguir o máximo de frescor, com uma farta variedade de carnes e peixes. Como uma refeição sofisticada pede um arremate à altura, o cliente ainda pode experimentar as sobremesas leves e delicadas criadas pelo chef patissier Julien Chamblas.

Já na Toscana, região da Itália conhecida pelos vinhedos, construções etruscas e belas paisagens bucólicas, é o Castello del Nero que espera o viajante com gastronomia estrelada pelo Guia Michelin. Seu restaurante La Torre é comandado pelo chef Giovanni Luca di Pirro, responsável pelo menu de inspiração toscana e italiana desde 2012. Os ingredientes usados na cozinha do La Torre são comprados de produtores locais ou colhidos do jardim orgânico do Castello, o que garante sabor inigualável. Os ambientes do La Torre são uma atração à parte: durante o verão, o restaurante funciona no terraço panorâmico, com uma belíssima vista para o vale de Chianti. No inverno, muda-se para um salão com lareira, teto em arcos e piso de terracota, adaptado das antigas estrebarias do hotel.

Em Londres, a sugestão é desacelerar. A cozinha prática da charmosa brasserie Hunter 486, no hotel The Arch London, tem entre seus frequentadores uma vizinha famosa: a cantora Madonna. Não é difícil se encantar pelo lugar. A decoração tem panelas de cobre penduradas e forno à lenha à vista dos clientes. A releitura da clássica comida inglesa – que privilegia orgânicos e produtos locais – reina no cardápio e leva o conceito de comfort food a outro nível, fazendo o cliente sentir-se, de fato, em casa.