Boeing cria bastão de luz ultravioleta para combater a Covid-19

A Boeing projetou e desenvolveu um bastão de luz ultravioleta para combater a Covid-19. A gigante da aviação assinou uma licença de patente e tecnologia com a Healthe, sediada na Flórida. O objetivo da criação é apoiar seus clientes e aumentar a confiança do consumidor em viagens aéreas durante a pandemia.

booking1

Leia também: Azul implementa sistema de limpeza com raio ultravioleta nas aeronaves

“A Boeing passou seis meses transformando esse bastão de luz de uma ideia para um modelo funcional, e a Healthe agora vai disponibilizar esse protótipo para o mundo em geral”, explicou Mike Delaney, que lidera a iniciativa da Boeing. Segundo ele o bastão de luz ultravioleta foi projetado para ser mais eficaz do que dispositivos similares. Ele desinfeta rapidamente as superfícies em um avião e reforça ainda mais outras abordagens em camadas para proteção dos passageiros e a tripulação.

Com o uso do aparelho autônomo, que lembra uma mala de mão, as equipes podem passar a luz ultravioleta sobre superfícies de alto contato, higienizando todos os locais que a luz alcança. O bastão UV é particularmente eficaz em espaços compactos e desinfeta uma cabine de comando em menos de 15 minutos. O bastão de luz ultravioleta usa luz UVC de 222 nanômetros. Pesquisas indicam que ele inativa patógenos de forma eficaz.

A Healthe irá produzir e distribuir o bastão de luz comercial, ajudando as companhias aéreas e potencialmente outros setores a combater a pandemia do coronavírus. A tecnologia poderá estar disponível para as companhias aéreas até o final do ano.