15 cachoeiras no Espírito Santo para se refrescar no verão

As altas temperaturas continuam dominando o verão. Então, para se refrescar, que tal conhecer 15 cachoeiras no Espírito Santo? São cachoeiras calmas para levar as crianças, de águas cristalinas, para os amantes de esportes radicais e de diversos tamanhos. Basta escolher a que mais combina com seu perfil e aproveitar.

Lembrando que ao visitar as cachoeiras, importante levar protetor solar, repelente e uma sacola para recolher seu lixo, mantendo assim o ambiente limpo.

Região Turística do Caparaó

No Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, em Alegre, os 144 metros de queda d’água impressionam e animam os visitantes a conhecer ainda mais o Parque Estadual. O local conta com trilhas autoguiáveis e é opção para pessoas que buscam o contato com a natureza. Para chegar, basta sair de Alegre no sentido Ibitirama, depois de passar pelo distrito de Celina, virar a direita no Posto Ramon Garcia ES 387, percorrer 18 km até a entrada do Parque.

Calma e tranquila, a Cachoeira do Cambucá é ideal para famílias com crianças por conter uma pequena queda d’água de 5 metros e pequenas cascatas. A cachoeira fica cerca de 16 km do Centro de Dores do Rio Preto. Também na mesma região, a 10 km do centro de Dores do Rio Preto, a sugestão é uma cachoeira de 25 metros de altura, localizada na divisa entre Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que por esse motivo recebe o nome de Cachoeira dos Três Estados. Ela propicia aos visitantes banhos nas pequenas piscinas naturais que se formam depois da queda d’água. Saindo da cidade no sentido Guaçuí, entrar a direta de quem vem de Espera Feliz.

Região Turística da Costa e Imigração

Uma das maiores cachoeiras do Estado, com 70 metros de queda livre, a 18 km da sede é a Cachoeira Engenheiro Reeve (Matilde). Esta cachoeira forma um dos principais cartões postais do município de Alfredo Chaves. É cercada por matas e em sua frente forma-se uma dos mais belos vales da região e ficou famosa pela prática de rapel em sua queda. Saindo de Vitória seguir pela BR 262, em Araguaia seguir pela ES 376 até o Distrito de Matilde. Também em Alfredo Chaves, com duas belas quedas d’águas, a Cachoeira da Vovó Lucia é formada por águas claras e sua nascente é formada em meio à mata fechada com grande diversidade de orquídeas e bromélias. Distante 16 km da sede do município.

Região Turística Doce Pontões Capixabas

Como chegar: Saindo de Vitória pela BR 101 e BR 259 até Baixo Guandu, para em seguida pegar a ES 165 até o Distrito de Ibituba, chegamos a duas cachoeiras: a Cachoeira Alto Laje (localizada em meio a Mata Atlântica com pequenas quedas d’água) e a Cachoeira Água Santa com águas mornas e uma pequena queda d’água que encanta os visitantes. No local, uma capela com as imagens de Santa Maria Auxiliadora e São Cristóvão.

Região Turística dos Imigrantes

Em meio à fauna e a flora a Cachoeira do Jacó, em Itarana, é ideal para quem busca por descanso. A pequena queda d’água traz a leveza e propicia tranquilidade ao local. Para chegar, basta sair de Itarana, seguir pela ES 259 por 5 km até a entrada para a localidade de Bela Veneza, virar à esquerda e seguir por estrada de chão até a localidade.

Uma das mais famosas e com diversos atrativos, a Cachoeira Véu da Noiva é o local para as pessoas que buscam o contato direto com a natureza. Ainda é possível fazer camping, trilhas e se banhar nas piscinas naturais formadas pelas águas vindas dos 70 metros de queda. Saindo de Vitória seguir pela ES 080, que liga Cariacica a Santa Leopoldina. Na cidade, seguir pela Rodovia Bernardino Monteiro até a localidade de Chaves, distante cerca de 9km da cidade.

Região Turística Metropolitana

Bem próxima das praias de Guarapari, a Cachoeira do Turco é refugio para quem busca por tranquilidade e água doce. As trilhas imergem o visitante à natureza abundante do local. Em Viana, o Vale das Cachoeiras (Pitangui e Aloisio) possui piscinas naturais formadas por um conjunto de cachoeiras que proporciona aos visitantes caminhadas nas trilhas, e imersão a natureza. Saindo de Vitória seguir pela BR 262, e após a Penitenciaria Agrícola do Espírito Santo (PAES) entrar à direita e seguir por estrada de chão.

Região Turística das Montanhas Capixabas

Em Afonso Cláudio, a Cachoeira do Ibicada possui águas calmas que formam piscinas naturais após cerca de 150 metros de queda d’agua que formam um visual incrível. Já a Cachoeira Santa Luzia possui uma queda d’agua de 50 metros que forma piscina naturais, que propiciam aos visitantes horas de lazer. Na região de Varge Alta, duas cachoeiras são ideais para levar a criançada por conta das águas calmas, a Cachoeira do Caiado com 10 metros de queda d’agua e a Cachoeira da Concórdia.

Região Turística dos Vales e do Café

A Cachoeira Alta é ideal para aqueles que buscam um lindo registro fotográfico e aventura. Os 90 metros de queda livre proporcionam a pratica do rapel, muito comum na cachoeira, e uma bela paisagem. Basta sair de Cachoeiro de Itapemirim, seguir pela ES 482 até Jerônimo Monteiro e seguir pela ES 166, no Km 6 entrar na comunidade São Vicente.