Caldas Novas: muito além das águas termais

Atraídos por suas águas quentes, muitos turistas desembarcam anualmente em Caldas Novas. A cidade goiana é o oitavo destino mais visitado do país, segundo levantamento do Ministério do Turismo. Engana-se quem pensa que Caldas Novas só sobressai pela água termal. Reunimos alguns motivos para conhecer o destino nas próximas férias a dois, em família ou com amigos.

Com cerca de 130 km², o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN) preserva os mananciais de águas quentes e a rica biodiversidade local. Além disso, abriga uma estação de estudos do Cerrado, incentiva o turismo ecológico com diversos trajetos de trilhas e ainda é possível tomar um delicioso banho de cachoeira. No Parque Aquático da Lagoa de Pirapitinga estão as nascentes mais quentes do Brasil e onde fica o poço de ovo. O nome deve-se ao cozimento de um ovo em até 20 minutos, graças à temperatura de sua água, que chega a 57ºC.

Atrações históricas e de fé, a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores foi construída em 1850 por índios e escravo e retrata a história de fé local. Já o Santuário de Nossa Senhora da Salete, que recebe milhares de visitantes mensalmente, oferece uma das melhores vistas da cidade.

Os bons apreciadores de cachaças artesanais, não podem deixar de conhecer a Cachaçaria Vale das Águas Quentes. Os visitantes têm acesso à produção dos destilados e também podem saborear licores exóticos, doces caseiros e o exclusivo sorvete de rapadura e melado. Por falar em doces, as compotas e doces cristalizados e caseiros feitos por Maria Alves de Castro, a Vovó Maria, fazem sucesso entre os viajantes. Todas as receitas são preparadas em tachos de cobre e fornalhas a lenha. Não saia de Caldas Novas sem um desses potinhos.

Aproveitando para levar lembrancinhas de viagem, imperdível visitar a Feira do Luar. São mais de 100 barracas com comidas típicas, como empadão goiano e a galinhada, além de artesanato, bijuterias, sapatos e roupas. Ótima oportunidade para se sentir um pouco goiano. A feira funciona aos sábados e às segundas-feiras, das 18 às 23h, no centro de Caldas Novas.

Cenário perfeito para a prática de esportes náuticos, pesca esportiva, passeios de barco e exploração de cachoeiras da região, o Lago Corumbá alimenta a usina hidrelétrica homônima e ocupa uma área de 65 km². Às suas margens ficam dois empreendimentos do Prive Hotéis & Parques, que no quesito hospedagem, recebem os visitantes em seus seis hotéis, que totalizam 4 mil apartamentos, e ainda três parques aquáticos. São eles o Water Park, o Clube Prive e Náutico Praia Clube, disponíveis gratuitamente para os hóspedes de qualquer um dos empreendimentos do grupo. Essa infraestrutura completa garante diversão para os mais novos e rejuvenescimento para os mais velhos.