Canoa Quebrada e Aracati: belezas do Ceará

Dois dias pode não ser muito, mas às vezes é o suficiente para desligar da correria do dia a dia e sair da rotina. Ainda mais se o destino escolhido é paradisíaco e cheio de opções de lazer e aventura, como é o caso de Canoa Quebrada, no Ceará. A praia fica a apenas 150 km de Fortaleza e tem opção para todos os tipos de viagem: a de pés para o alto, a de tirar o fôlego, a romântica e com crianças. A Agência de Notícias do Turismo está em Aracati para a cobertura do Revezamento da Tocha Olímpica e aproveitou a viagem para destacar alguns passeios imperdíveis neste destino.

Se sua opção for chegar a Canoa Quebrada de avião, o aeroporto mais próximo é o da capital Fortaleza. Lá, você pode alugar um carro e seguir pela CE-040 (também conhecida como ‘Litorânea’) até Aracati (que em tupi significa “bons ventos”), município de Canoa Quebrada para todo mundo identificar como um dos destinos mais belos e procurados do Ceará e do Brasil, conforme Índice de Competitividade do Ministério do Turismo. A região, no entanto, vai muito além da praia de cor clara, areia branca e rodeada de falésias.

O roteiro histórico da cidade remete ao período da colonização brasileira. Ao percorrer as igrejas e a rua Coronel Alexanzito (mais conhecida como Rua Grande), o turista se depara com construções seculares e escuta casos que se transformam em uma verdadeira viagem no tempo. Aracati foi uma das primeiras capitais do Ceará. Colonizada em 1603, começou a se oficializar como vila por volta de 1680. A primeira igreja construída na cidade, a Nossa Senhora do Rosário, a Matriz, data de 1700, logo em seguida foram construídas as outras quatro igrejas, preservadas até hoje: São Rosário dos Pretos, Bom Jesus dos Navegantes, Senhor do Bonfim e Nossa Senhora dos Prazeres. A igreja São Rosário dos Pretos foi erguida como forma de protesto porque os negros, ainda no século XVIII, eram proibidos de entrar nas cerimônias religiosas na Igreja Matriz. Uma fica a apenas 500 metros de distância da outra. A do Bonfim, dizem os aracatienses, era a mais elitista de todas à época.

Reserve uma manhã para descansar e aproveitar a belíssima praia de Canoa Quebrada. São 12 km de areia clara, mar azul turquesa (principalmente nos dias de sol), água calma e morna. A praia é chamada assim porque, segundo a lenda, em 1650, uma caravela bateu nas pedras de Ponta Grossa, uma praia próxima, e naufragou em um pouco mais adiante. Os pescadores da região chamavam uns aos outros para ver a tal canoa quebrada. E assim ficou!

O passeio de bugue pelas dunas móveis cearenses dura aproximadamente 2 horas e se encerra com uma vista panorâmica do pôr do sol. Uma das paradas no caminho é o famoso símbolo da praia. Segundo os guias locais, o artesão e pescador Chico Olisiaro avistou em uma noite a lua crescente próxima a uma pequena estrela. Encantado, começou a esculpir o símbolo no seu trabalho como artesão e nas falésias da praia. Hoje, essa marca está por toda a região! À noite, a pedida é ir à Broadway, rua de paralelepípedo com lojinhas, restaurantes e vários lugares para dançar. Sábado é o dia mais badalado e quando o comércio está todo aberto.

Outro passeio interessante na região é pelo Rio Jaguaribe, que cruza todo o estado do Ceará, começando na divisa com Pernambuco e desaguando no mar. É o maior rio seco do Brasil! Um passeio de barco pelas águas turvas para conhecer um pouco mais da região é um ótimo passeio. O passeio de quadriciclo pela beira mar ou pelas dunas para ver o pôr do sol, também é uma das opções para o fim de tarde na praia.