Cinco tipos de carne que você deve experimentar na Noruega

No que concerne a gastronomia, crescer na Noruega, entre os anos de 1970s e 1980, era bem desanimador. Os mesmos pratos básicos apareciam no cardápio todos os dias – aliviados apenas com pizzas, tacos e outros pratos importados, nos finais de semana e ocasiões especiais. Nos últimos anos, entretanto, a revolução culinária aconteceu silenciosamente, tanto nos restaurantes quanto nas cozinhas caseiras e o fator que mais motivou essa mudança foi o reencontro com as tradições culinárias e ingredientes locais, em especial algumas carnes que são exóticas para nós.

O outono é a estação de caça na Noruega e carnes de caça aparecem nos cardápios dos restaurantes e nas mesas dos lares noruegueses. Se estiver com planos de visitar o país nórdico, algumas iguarias que você não pode deixar de experimentar. A carne de carneiro norueguês tem a reputação de ser uma das melhores do mundo e, sinceramente, o título é bem merecido, já que é especialmente macia e suculenta, sobretudo em razão das pastagens verdejantes e vastas áreas de Natureza intocada com rica vegetação e cursos de água cristalina. O fenalår da Noruega é o nome tradicional do pernil de carneiro curado. Já o Pinnekjøtt – cavaletes de carne de carneiro curada na salmoura ou sal marinho – é popular durante o Natal no Oeste da Noruega.

Outras carnes muito apreciadas são a de alce que é uma delícia quando preparada corretamente e seu sabor é comparado ao da carne de veado, que por sua vez é servida em bifes e também pode ser defumada, seca ou curada. Difícil de imaginar, mas no Extremo-Norte da Noruega, existem mais de 250.000 renas e o povo aborígene Sami é especialmente conhecido pelo pastoreio delas, além de preparar pratos com esse tipo de carne que é considerada magra e deliciosa. A carne de ave característica do país é a de tetraz – a ave mais procurada pelos caçadores noruegueses. O peito de uma ave jovem é macio, com um sabor marcante. As pernas e o resto da ave apresentam um sabor mais forte. Então, preparado para se aventurar na gastronomia exótica norueguesa?