O castelo que deu origem ao nome Newcastle

O castelo que originou o nome Newcastle é uma fortificação medieval que foi construída no local da fortaleza que protegia a região. Apensas algumas estruturas estão remanescentes, como a principal torre de pedra, o portão negro e seu guarita.

O uso do local como forma de defesa é dos tempos romanos, quando abrigou um forte e uma ponte sobre o rio Tyne. Em 1080, Robert Curthose – filho mais velho de Guilherme, o conquistador – construí nessa fortificação um castelo de madeira. O objetivo era defender o reino dos escoceses e foi vital para o rei poder controlar os barões do norte. O castelo de pedra foi construído apenas entre 1172 e 1177, a mando de Henrique II. A Fortaleza e até mesmo o Portão Negro foram construídos antes mesmo da muralha que cercou a cidade, datada de 1265.

Durante a Guerra Civil Inglessa, em 1643, o prefeito de Newcastle reforçou o castelo. Mas após um cerco de 3 meses a cidade, em 19 de outubro de 1644 o local assistiu a rendição das forças inglesas. Durante os séculos XVI e XVII o local foi usado como prisão. Em meados do século IX, a chegada da ferrovia de Newcastle um viaduto foi construído perto da torre, o que destruiu boa parte da fortificação.

castelo-newcastle

A visitação ao castelo é diariamente das 10h às 17h, com última entrada ás 16h15. O custo da entrada é £ 7. Você poderá ver o Grande Hall e subir as escadas para ter a vista do alto da torre, uma das mais bonitas da cidade. Há também um pequeno museu com objetos da época.

Nossa equipe viajou a Newcastle convidada pelo Visit Britain e contou com os apoios do Brit Rail Pass, do Hotel Indigo Newcastle e do chip internacional Mysimtravel.