O melhor da cerveja em Berna, na Suíca

Apesar da Suíça ser lembrada pelo chocolate, o país tem uma cidade que é considerada perfeita para os cervejeiros. Berna e cerveja apresentam uma relação tão estreita quanto o lúpulo e o malte. Por isso, reunimos alguns fatos bem interessantes sobre a cerveja em Berna, na Suíça.

Berna tem cerca de 150 cervejarias e microcervejarias, mais do que qualquer outra cidade da Suíça. Há fabricação de cerveja em todos os lugares, inclusive em garagens, quartos dos fundos e até em lavanderias. Os moradores da cidade bebem e conversam apaixonadamente sobre cervejas e IPAs, seja no bar, em volta da mesa em casa ou em recepções governamentais.

Uma bela e antiga adega abobadada na Marktgasse 38 é a porta de entrada para um paraíso de compras para os entusiastas da cerveja artesanal: a adega de cervejas Craft Gallery. O local histórico é lar de cerca de cem tipos diferentes de cervejas artesanais, cuidadosamente dispostas nas prateleiras, todos vêm de pequenas e microcervejarias que trabalham meticulosamente com paixão e criatividade para alcançar o melhor sabor possível. Ocasionalmente acontece a “Noite de Cerveja”, onde é possível ouvir histórias de um cervejeiro, descobrir mais sobre sua história pessoal e, finalmente, provar algumas pedras selecionadas de sua própria produção.

Quem visita a rota do rio Aar em direção ao Lago Wohlen, pode aproveitar para conhece a maior cervejaria de Berna, a Felsenau. Esse desvio vale definitivamente para qualquer conhecedor que esteja com sede e com sede de conhecimento. Aproveite os passeios na cervejaria, aulas de cerveja, degustações e também muitos shows e festas de cervejarias. Quem preferir chegar por terra, pode pegar o ônibus 21 em direção a Bremgarten (cinco minutos da estação de Berna).

O famoso BearPark, onde os ursos pardos de Berna, Finn e Björk, vivem com sua filha Ursina, fica a poucos passos do Altes Tramdepot, um restaurante e ao mesmo tempo uma cervejaria. O local apresenta uma das melhores instalações de cervejaria do mundo, com dois imensos galões de cobre que brilham no meio do restaurante. O mestre cervejeiro Christian Stoiber e seus colegas oferecem um tour de 45 minutos pelo mundo das cervejas, todos os sábados (“Meet the Brewery”), bem como aulas de cerveja de acordo com a programação ou mediante solicitação.

Para vivenciar ainda mais o mundo cervejeiro, a dica é visitar Berna no mês de junho, quando acontece o festival de cerveja artesanal de Berna, o ZAPF!, reunindo cervejeiros, conhecedores e produtores de cerveja no Brache Warmbächli. Vai conhecer Berna? Então faça a sua reserva de hotel através deste link e leve seu chip internacional Mysimtravel, que você também compra online e recebe na sua casa antes de sair do Brasil. Você não paga nada mais fazendo pelos links e ajuda a manter o Maior Viagem sempre com dicas como essa.