Charbon Rouge: Uma experiência muito além da carne

O nome é bastante sugestivo e a fama antes mesmo da abertura vinha da experiência dos donos com outra casa de carnes no Rio, a Rio Brasa. Por isso, muita gente já pensava em um restaurante especializado em carne quando vivia ainda a expectativa pela inauguração do Charbon Rouge. De fato a casa que está sobre comando do chef Pedro Pecego tem nos cortes especiais a sua principal atração. Mas, quem, assim como nós, já pode conhecer o restaurante perceberá que o Charbon Rouge é muito mais que isso.

O local escolhido para abrir o novo empreendimento causou surpresa. No meio de uma parte mais isolada da Lagoa Rodrigo de Freitas, muitos se perguntavam se o pouco fluxo de pedestres por ali poderia ser negativo. Quem passa pelo local, principalmente nos finais de semana, já pode observar que a alta procura pelo restaurante responde esse questionamento sem deixar nenhuma dúvida. Talvez o sucesso, além da expectativa de como seria a casa comandada pelo ex-Master Chef Pedro Pecego, tenha sido exatamente na escolha do local, aliado a uma arquitetura única. É aí que o Charbon Rouge começa a mostrar que é muito além da carne. Com um paredão de vidro impressionante aliado a um pé direito alto a casa já chamava a atenção ainda na obra. Mas foi depois de ficar pronta que se destacou por apresentar aos clientes uma vista da Lagoa e revelar aos passantes uma decoração moderna, agradável e cheia de design. Destaque para o lindíssimo teto em ondas de madeira, as aconchegantes paredes com jardim vertical, e as obras de arte que dão vida ao local.

charbon-rouge-lagoa

Na chegada um elegante e simpático bar é o local ideal para esperar a sua mesa. Sob o comando da bartender Tati Soares, a carta de drinks revela clássicos repaginados com toque pessoal em suas reinterpretações. No quesito bebidas também se destaca o trabalho da sommelière Gabriela Teixeira que garante uma boa carta de vinhos, com os preços e tipos mais variados, além de adegas separadas para brancos e tintos e mecanismos de serviço em taça sem perder a qualidade do vinho. As bebidas receberam tanto cuidado no projeto que novamente mostram que o Charbon Rouge é muito mais que carne.

charbon-rouge-drinks

Mas claro que em se tratando de um restaurante o que mais queremos saber é sobre a comida. Vamos falar de carne? Ainda não. Isso mesmo, no menu preparado por Pedro Pecego existem muito mais delícias que só as carnes. O Charbon Rouge consegue agradar o paladar de quem procura peixe, massa, risoto e, acredite, até dos vegetarianos. Experimente o Ceviche de Banana ou o Carpaccio de Abobrinha com pupunha se você não é fã de carne, o Orecchiette com Pernil de Javali ou o Ravioli de Cacau recheado com Ragu de Carnes se você procura massa, ou o Risoto de Frutos do Mar ou de Paleta de Cordeiro se seu desejo é por risotos.

charbon-rouge-massas

Agora se você quer a experiência clássica do Charbon Rouge, comece por uma das entradinhas deliciosas (recomendo as Lâminas de Aspargo com Parma ou o Harumaki de Codeiro), depois escolha uma proteína (o Bife de Chorizo e o macio contra-filet Wagyu merecem destaque) com um dos acompanhamentos oferecidos pela casa (experimente o Pupunha ao molho Emmental gratinado e o Purê de Banana), e finalize com alguma sobremesa (quem sabe o Dome de Cupuaçu e Chocolate ou Cheesecake de Frutas Vermelhas). Certamente uma refeição que entrará na sua lista das preferidas.

charbon-rouge-comidinhas

charbon-rouge-comida

Charbon Rouge

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 829 – Lagoa

Telefone: (21) 97676-7998 e (21) 2197-9208

Horário de funcionamento: De domingo a quarta (12h às 23h), quinta a sábado (12h à 0h)