Sete chefs indicam os melhores restaurantes no Rio

Hoje (20/10) é celebrado o Dia Internacional do Chef de Cozinha. Para comemorar a data, convidados sete chefs incríveis para fazer um roteiro dos melhores restaurantes no Rio. Já salva essa matéria, afinal não há quem entenda melhor de gastronomia do que eles.

Indo para o Rio? Faça a sua reserva de hospedagem clicando no banner acima e, sem pagar nada mais por isso, ajude a manter o Maior Viagem sempre te atualizando com dicas de viagens

Leia também: Brasil tem representante entre os melhores restaurantes do mundo

O chileno Felix Sanchez, que comanda o restaurante francês L´’Etoile, no Sheraton Rio, ainda mantém um pouco do sotaque, mas já pode ser considerado um típico carioca quando falamos sobre conhecer a gastronomia carioca. Sua primeira indicação é o Nosso Ipanema, por considerar um lugar lindo e acolhedor, com ótima coquetelaria e excelente cardápio de comida. “Me identifico muito com o estilo do Bruno Katz”, comentou. Sua segunda dica é o Gabbiano, pela sua comida afetiva “do início ao fim”. Sanchez comenta que o chef Romano consegue levar muito sabor para a mesa respeitando a tradição italiana.

E o L’Etoile, comandado pelo chef Felix Sanchez é uma das dicas de Gustavo Rinkevich dos melhores restaurantes no Rio. O cehf que comanda o Rocka Beach Lounge & Restaurant, em Búzios, gosta de levar a família ao restaurante francês, que ele considera com uma proposta mais sofisticada e com uma vista espetacular a orla carioca. Já se o programa é com amigos, Rinkevich também indica o Nosso Ipanema. “Ambiente super descolado com boa opção de drinks e balcão espaçoso onde eu bato ponto quando estou no Rio de Janeiro”, afirmou.

Essas foram as mesmas escolhas do chef Rafa Gomes, que ficou ainda mais conhecido do público ao vencer o MasterChef Profissional em 2018. A frente do Seu Porkin e das duas unidades do Itacoa, em Paris e no Rio, Rafa destacou que o Nosso Ipanema é um bar com uma gastronomia bem leve e com produtos de excelente qualidade, além dos drinks elaborados para acompanhar o menu. Já a indicação do L’Etoile é porque Félix Sanchez “trabalha seus produtos em altíssimo nível em um conceito mais clássico”, além da vista.

O francês David Mansaud, que assina com Roland Villard todo o conceito gastronômico da Casa Marambaia, hotel-boutique em Corrêas, não deixaria de fora uma dica de gastronomia da sua terra natal. A autenticidade da comida francesa, o frescor dos produtos e a simpatia do chef fizeram ele eleger o Le jardim du cuisinier, do chef David Jobert, na Barra da Tijuca, como uma das dicas. A outra dica é a equação do melhor produto cozido sem transformação que o chef Ricardo Lapeyre faz no Escama. “O desafio de trabalhar com produtos do mar extremamente frescos e naturalmente cozidos é pura técnica”, comentou.

O Nosso Ipanema faz mesmo sucesso com os chefs e volta a aparecer na lista dos melhores restaurantes no Rio do chef Ronaldo Canha, do QuiQiu, quiosque em São Conrado. Para ele, tanto nas entradas, pratos principais e sobremesas, Bruno Katz faz coisas de nível altíssimo. Ela destacou ainda a versatilidade de estar em um bar onde se come como de fosse um restaurante. A segunda dica é uma novidade no cenário carioca. A Babbo Osteria, do chef Elia Schramm abriu esta semana, mas Canha já teve a oportunidade de conhecer. “Eu achei incrível. A comida está demais, com um cardápio do jeito que eu gosto, e o serviço campeão”, explicou.

E é justamente o Elia Schramm, da Babbo Osteria, o próximo a nos dar dicas no roteiro especial de gastronomia carioca. Ele elegeu o Haru Sushi, apontando a seriedade na proposta da casa e a qualidade dos peixes como destaque. Já a outra dica do Elia é um clássico carioca: Churrascaria Palace. “Atendimento maravilhoso, estrutura super confortável e seleção de carnes ótima”, analisa.

Para finalizar a lista dos melhores restaurantes no Rio, Pedro Artagão, a frente do Grupo Irajá, deu uma sugestão mais chique – Oteque – e um mais simples – Filet de Ouro. “O Filet eu frequento desde garoto e acho a qualidade impecável, tocado por uma família que trabalha todos os dias de uma maneira heroica. Já o Oteque eu acho um dos melhores do Brasil. A comida é maravilhosa, os vinhos maravilhosos e o ambiente é lindo”, justificou Artagão.