Chez Lalu: primeira épicerie carioca chega a Ipanema

As épiceries francesas são aqueles mercadinhos charmosos que atendem ao bairro e arredores, com itens de qualidade, sob cuidado e carinho dos donos. É justamente esse o conceito da Chez Lalu, a primeira épicerie carioca que chega ao Rio em uma galeria no coração de Ipanema. O Maior Viagem foi convidado a conhecer o local, que também serve comidinhas para quem busca uma alimentação equilibrada.

As sócias Monique e Isabel nutrem um carinho especial pela França, desde os tempos de infância quando estudaram juntas em colégio francês. Com a chegada da maternidade, resolveram montar um negócio e daí nasceu a Chez Lalu, unindo o amor à França e uma homenagem às filhas, cujas primeiras sílabas dos nomes formam o nome da épicerie.

O ambiente foi pensado cuidadosamente para ser funcional e ao mesmo tempo imprimir laços afetivos das sócias, cujo registro mais claro é o singelo balanço que faz parte da decoração. Uma bancada com tomadas estrategicamente posicionadas, facilita aquele que opta por fazer da loja seu local de trabalho por um momento. Crianças podem passar o tempo com os livrinhos disponíveis para leitura ou colorindo as toalhas de papel das mesas. Nas prateleiras em madeira, estão expostos os produtos que estão à venda permitindo que o cliente possa reproduzir todas as receitas em casa. Contudo, o ideal é aproveitar o clima aconchegante para fazer um lanche gostoso no interior ou nas mesinhas no exterior da loja.

chez lalu ambiente

O menu trilingue – em português, inglês e claro francês – segue a proposta da casa em ser referência para o dia a dia de quem busca uma alimentação equilibrada. Para começar, pedimos os pães de queijo da Nuu que são recheados na casa com queijo de ovelha e mel ou tomate marinado com pesto da casa e queijo da Serra da Canastra; e as coxinhas oferecidas nas versões frango e cogumelo, feitas com massa de batata-doce. Acompanhando os quitutes, vitamina de maracujá com cardamomo e leite de amêndoas da casa, servido com canudo de metal; e uma infusão de rooibos com mate, laranja e cenoura, servida gelada no estilo cold brew.

Os sanduíches – “Les Sandubas” para ser mais específico – homenageiam as filhas das sócias, mas também os filhos dos amigos. Entre os sanduíches, destaque para o Croque Monsieur Vegetariano – o croque da Lulu – que é feito com pão artesanal de aipim, creme à base de leite vegetal da casa batido com queijo artesanal meia cura da Serra da Canastra, tomate marinado com azeite, sal, pimenta moída, tomilho, alho, misturado com espinafre quente e gratinado. O sabor me remeteu à infância, quando minha mãe fazia uma espécie de pizza em pão. Outro destaque da casa é o Sourdough que serve de base para a Torrada com Caponata da Maricotinha. A caponata de berinjela com pimentão, rúcula e cebola roxa, é servida sobre o pão de fermentação lenta, com queijo da Serra da Canastra derretido. A torrada também é servida em outra versão com guacamole e ovo de Arzak, a Torrada com Guacamole da Ninoca.

Os sucos, chás e infusões são preparados na hora, assim como o café de grãos selecionados tirado na prensa francesa ou no filtro Hario V60. Para finalizar, uma generosa fatia de bolo de coco sem farinha, glúten e lactose, que mesmo assim agrada a quem gosta de doce. Acompanhamos com o tonificante e digestivo Chai com leite, que é ideal para iniciar o dia ou no final da tarde para se manter ativo. Além disso, o chai aumenta a vitalidade, previne resfriados e estimula o metabolismo. Ou seja, além de saboroso, ainda faz muito bem para o organismo.

chez lalu comidinhas

A Chez Lalu também serve saladas e quiches na hora do almoço, além de um happy hour com pizzas de fermentação natural, que pode ser acompanhada de vinho orgânico. Funcionando de segunda a sexta das 10h às 19h e aos sábados de 10h às 15h, a casa apresenta produção própria de pães de terça a sábado e prioriza sempre os pequenos produtores, gentilmente chamados de “Achados e Bocados”. Por lá, as pedidas podem ser take and go, but don’t go too fast, até porque vale a pena curtir o ambiente. Mais que um mercado, a Chez Lalu é aquele cantinho que te abraça e alimenta a alma, acima de tudo.

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 444 – loja 127 – Ipanema – Tel.: (21) 2513 3226