O resgate de um ponto clássico da gastronomia carioca: Assador Rio’s

Os amantes da gastronomia carioca, principalmente os adoradores de churrasco, estão em festa. Um dos pontos mais clássicos da cidade, que durante anos reuniu turistas e cariocas para degustar carnes em sistema rodízio e apreciar uma das mais belas vistas do Rio está reaberto. E o melhor, o novo empreendimento mantém a tradição do local. No Assador Rio’s você irá voltar aos velhos tempos, com o rodízio de carnes, mas ser transportado também a um local mais moderno e charmoso.

A história do local começou em 1979 com a inauguração do restaurante Rio’s, com projeto do arquiteto Marcos Kondr Netto que fazia parte ao processo de urbanização do Parque do Flamengo. Para favorecer a vista da Baía de Guanabara, com o Pão de Açúcar ao fundo, o piso foi elevado 1,20 m em relação ao nível do terreno e o prédio foi todo cercado por vidro. A construção de 2.000 m² de área foi ainda cercada por varandas e por um jardim de 50.000 m², projetado por Burle Marx. A exploração da concessão do restaurante ficou com a empresa Rincão Gaúcho, por 20 anos até que em 1998 a Churrascaria Porcão  venceu a licitação de exploração por 10 anos, abrindo ali a Porcão Rio’s. Em 2009 começou o período que culminaria com o fechamento do local, quando o restaurante francês Garcia & Rodrigues venceu a licitação que foi marcada por uma série de irregularidades. O grupo Porcão, que posteriormente comprou o Garcia & Rodrigues, administrou o local até o fechamento em outubro de 2015, já durante o processo de falência da famosa rede de churrascarias, por conta de dívidas. Desde então cariocas e turistas perderam um dos endereços mais bonitos e tradicionais da cidade.

assador-rios-ambiente

Tudo começou a mudar em 2016, quando o empresário gaúcho Jair Coser ganhou a concessão para a exploração do restaurante por um prazo de 20 anos. Além da fama do local em abrigar uma das mais disputadas churrascarias da cidade, frequentada inclusive por grandes artistas internacionais quando visitavam o Rio; se somou ao histórico de Jair, fundador da rede de churrascarias Fogo de Chão e hoje sócio da rede de restaurantes de carnes Corrientes 348, com filiais na Marina da Glória e na Barra, para garantir a reabertura com uma clássica churrascaria rodízio: a Assador Rio’s.

A volta do tradicional endereço foi em grande estilo. Estivemos na última terça na inauguração do Assador Rio’s e pudemos conferir de perto. O espaço interno foi repaginado com texturas de madeira, pedras e decoração rústica que remete aos tão tradicionais assadores do sul do país com direito a um elegante teto que valoriza a luz natural. Um charmoso bar é o ponto de partida, e também de espera, para ir a um dos salões da casa. Para resgatar os tempos áureos do local ainda houve a recuperação do entorno do jardim projetado por Burle Marx.

Na parte gastronômica o conceito de valorização da carne  e enxugar os acompanhamentos e demais complementos, presentes em todos os restaurantes que seu Jair comanda, continua no Assador Rio’s. Mais uma prova da coerência com a proposta do local que se inspirou na figura de quem prepara as carnes, entende dos cortes, conhece os materiais, as facas, as grelhas e até mesmo melhor chão para fincar os espetos para dar o nome ao restaurante. Todo o ritual do churrasco e o conhecimento do Assador que era passado de pai para filho fazem a alma da nova churrascaria rodízio do Rio de Janeiro. O buffet de saladas e acompanhamentos, mais enxuto, que traz ainda uma seleção de queijos e frios está presente. Mas o destaque são mesmo os cortes que desfilam pelo salão. Clássicos como Fraldinha, Picanha, Cupim, Paleta de Cordeiro, Bife Ancho, entre outros dividem espaço com cortes nobres a exemplo do Tomahawk (peça que une costela e entrecôte), Bife de Chorizo, Shoulder Steak e French Rack de cordeiro, além da costela que passa quase 10 horas assando até chegar desmanchando no prato.

churrascaria-rio

Merece destaque as opções à la carte com peixe, criados para que quem não gosta de carna também possa aproveitar o Assador Rio’s. Há ainda a possibilidade de integrar essas opções com o buffet. A adega em vidro logo na chegada também mostra que os vinhos mereceram atenção especial da casa e o lindo bar de espera não poderia deixar de contar com seleção de destilados, incluindo duas cachaças produzidas especialmente para o Assador Rio’s (a branca passa seis anos em tonéis de amendoim enquanto a envelhecida ganha cor, aromas e sabores complexos após passar 13 anos em barris de carvalho). Para finalizar a experiência três opções de sobremesa: Três Leches (pão de ló molhado com frutas vermelhas), e os Trios de Creme Brulée (nos sabores baunilha, limão siciliano e doce de leite) e de Mousses (chocolate branco com frutas vermelhas, ao leite com raspas de chocolate e amargo com cacau).

Assador Rio’s

Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, s/n° – Aterro do Flamengo

Telefone: (21) 3090-2208

Horário de funcionamento: segunda a sábado (12h à 0h), domingos e feriados (12h às 22h30).

Fotos: Otavio Furtado e divulgação