Churrasqueira: de Minas para Ipanema

Os verdadeiros apreciadores de carne buscam cada vez mais qualidade ao invés de quantidade. Visando agradar esse público mais exigente, a Churrasqueira, casa de carnes nobres tradicional de Juiz de Fora, chega ao Rio em um restaurante de dois andares com decoração elegante, no coração de Ipanema. O Maior Viagem foi convidado a conhecer a nova casa e o menu recheado de petiscos e carnes nobres.

A Churrasqueira surgiu em 1987, a partir de um modesto bar, se tornando um dos mais conceituados restaurantes de carne de Minas Gerais. De lá para cá, os 30 anos de tradição em dois restaurantes em Juiz de Fora, chegam agora ao Rio de Janeiro, em uma tradicional e boêmia rua de Ipanema. A casa de carnes preza pela qualidade dos produtos e pela excelência na arte de servir.

O projeto da casa já chamava minha atenção durante a obra, que veio a se tornar um ambiente aconchegante e despojado. Idealizado pelo arquiteto Vicente Giffoni, a fachada é composta por muito vidro contornado por madeira, permitindo uma iluminação natural durante o dia. O interior também abusa da madeira de forma artística e contemporânea, com lascas irregulares no teto, dando uma dinâmica e movimento, com se fossem ondas do mar, o que combina bastante com o bairro, que tem em sua praia um dos mais belos cartões postais do Rio. Além do espaçoso mezanino, o primeiro andar abriga um bar e uma ilustração do designer Felipe Guga, em uma das paredes.

churrasqueira ambiente

O menu elaborado por João Zuddio é bem completo e atende a todo tipo de público, inclusive o que não é fã de carne vermelha, com opções de aves e pescados. Mas claro que o forte da casa são as carnes e outras delícias que saem da brasa direto à mesa, com bom tempero e sabor único. Na ala dos petiscos, opções individuais como a linguiça de lombo Duroc Pork e o delicioso queijinho muçarela na brasa. Para compartilhar, costela de boi desfiada com mandioca cozida e os chips de jiló, que vêm romper o “preconceito” e mostrar o quão gostoso pode ser o fruto.

Na ala de especialidades, cortes de Black Angus VPJ assados na brasa e servidos na pedra. Entre os principais, o macio Baby Beef (250g), Capitão de Alcatra (280g), corte obtido do miolo da alcatra e o bife de chorizo (300g), todos ideais para uma pessoa. Entre as opções de acompanhamento, diversos tipos de arroz, palmito na manteiga, dois tipos de farofa e feijão tropeiro, afinal não poderia faltar um clássico da culinária mineira. O menu ainda traz pratos que servem duas pessoas – chamados de clássicos da casa – como Medalhão de filé mignon com cebola palha, acompanhado de arroz à grega servido em uma linda panelinha e batata frita.

petiscos e carnes churrasqueira

Para beber, a Churrasqueira oferece os melhores tipos de chope Antuérpia, feitos artesanalmente, entre eles Pilsen, Tripel, Ipa Premium, Black e Trigo. Quem quiser experimentar um pouco de cada, pode optar pelo Kit Degustação com 50ml de quatro chopes. Os fãs de uma boa coquetelaria, têm nos drinques criados pelo bartender Henrique Passos, uma ótima opção de bebida. Além do sabor, os drinques impressionam em suas apresentações como é o caso do Time The Queen (Gim Bombay, chá de hibisco com frutas vermelhas, xarope de cravo e canela e limão sicilianos finalizado com ervas), servido em uma delicada xícara de cobre; ou do Tiki Uai (Havana 3 anos, 1000 Montes Carvalho, shrub de cítricos, xarope de especiarias, Cointreau, Angostura, Drink & Shot Bitter’s de laranja e maçã), servido em copo longo que lembra um totem andino.

drinks churrasqueira ipanema

Além do tempero único de seus deliciosos cortes e a variedade de cervejas e drinks, a casa de carnes ainda apresenta opções clássicas de sobremesa como Banana flambada com sorvete de creme e o tradicional Romeu e Julieta, feito da combinação de goiabada quente com sorvete de queijo. Ipanema estava precisando mesmo de um restaurante de carnes dessa grandeza. Vida longa à Churrasqueira.

Endereço: Rua Vinicius de Moraes, 130 – Ipanema – Tel.: (21) 3689-1009 – Horário: das 11h até o último cliente